Prefeitos abrem as portas dos seus gabinetes à comunidade do Paranhana

Todas as quartas-feiras, a prefeita Sirlei, de Taquara, recebe moradores em seu gabinete. Foto: Cris Vargas

Por Jauri Belmonte


Região –
A cidadania não se limita apenas à escolha do voto. Para uma cidade prosperar em aspectos primordiais como saúde, educação, segurança e infraestrutura, a participação do cidadão é fundamental. E ter à frente gestores que são abertos às sugestões e demandas ajuda muito.

 

No Vale do Paranhana, as cidades de Igrejinha, Parobé e Taquara seguem esse exemplo com os prefeitos Leandro Horlle e Diego Picucha, e a prefeita Sirlei Silveira, respectivamente. No caso de Igrejinha e Taquara, as cidades adotaram um dia por semana nas agendas dos mandatários, em que todo e qualquer cidadão é recebido para falar sobre necessidades. Seja para um buraco na rua ou uma estrada que necessita do serviço de patrolamento, roçadas, bem como demandas de saúde pública – que muitas vezes nem são de responsabilidade do município. A ideia é dar voz aos moradores.

Já em Parobé, Picucha abre as portas do gabinete para a comunidade, com atendimento diário, sem necessidade de agendamento. No caso dos três municípios, após o bate-papo com os chefes do Executivo, as demandas são encaminhadas para as secretarias pertinentes. Nas próximas semanas, também abordaremos essa pauta nas cidades de Três Coroas, Rolante e Riozinho.

 

Dias e horários para atendimento

Em Taquara, o atendimento aos cidadãos ocorre no gabinete da prefeita Sirlei, no prédio da Prefeitura, todas as quartas-feiras, das 13 às 18h. É necessário retirar ficha de forma antecipada; cada atendimento dura em média 15 minutos. Em Igrejinha, também nas quartas-feiras, Horlle fica à disposição dos moradores, das 12h às 18h30. O atendimento ocorre no Centro Administrativo Lauri Auri Krause e não há necessidade de agendamento.

 

O que dizem os gestores

Sirlei Silveira – “Fiz uma campanha ouvindo as pessoas e acredito que uma gestão é feita ouvindo o cidadão e buscando resolver a sua necessidade. E às vezes não é possível essa proximidade no dia a dia, embora, sempre que possível, eu tente estar próximo a todos. Por isso, abrimos as portas da prefeitura. É a melhor forma de construir uma cidade melhor.”

 

Leandro Horlle – “Desde o início do mandato oferecemos isso à população com o intuito de dar mais voz e segurança a todos. Quando pensamos o desenvolvimento da cidade, o cidadão precisa ser o centro de tudo. Por isso, abrimos as portas para que cada um tenha a chance de ter um contato direto, que muitas vezes não é possível,  e materializar a sua demanda”.

 

 

 

Diego Picucha – “Sempre procuramos dar resolutividade à demanda do cidadão, seja com atendimento direto no gabinete ou encaminhando à secretaria pertinente. Estamos aqui para servir a comunidade”.