Prefeitos abraçam movimento para construir Hospital Regional Federal

Secretários, prefeitos e demais autoridades durante a reunião em Sapiranga Foto: (Melissa Costa)

Região – A Secretaria de Educação de Sapiranga sediou, na quinta-feira passada, mais um encontro com autoridades da região, cujo objetivo era consolidar o apoio de representantes dos executivos municipais na busca da construção de um Hospital Regional Federal. O encontro foi promovido pela Câmara de Vereadores de Sapiranga e, caso consigam tirar esse projeto do papel, o hospital viria a beneficiar mais de um milhão de pessoas.

Foram convidados prefeitos, vice-prefeitos e secretários de 23 municípios para juntos somarem força na busca deste audacioso projeto para a região dos vales dos Sinos, Paranhana e Serra.
O presidente do Legislativo sapiranguense e idealizador do projeto, Leandro Costa, ficou feliz com a mobilização e pela região estar “abraçando” a ideia. “A conclusão são das melhores, conseguimos avançar alguns passos, o que era a proposição. Conseguimos trilhar um caminho, que é a reunião com o Estado e, digo, foi um encontro proveitoso. Todos estão se interessando em querer contribuir para resolver, para chegar em Brasília com bastante propriedade”.
Durante o encontro, ficou definido que será feita uma comissão dos executivos e, na sequência, marcada uma reunião com a Secretaria Estadual de Saúde para discutir o tema.

Região soma um milhão de pessoas, diz presidente

O presidente da Câmara de Sapiranga, que também é enfermeiro, reforça a importância da mobilização dos prefeitos, secretários municipais e vereadores na luta para a realização desse sonho para a região. “Poder falar a respeito do projeto da construção de um Hospital Regional Federal de média e alta complexidade na região para prefeitos é muito importante, pois juntos temos a força para lutarmos e conquistarmos essa importante obra para nossa região. São mais de um milhão de pessoas nesta região que merecem atenção para essa grande demanda”, disse ele, citando que a situação está tão crítica que há paciente esperando por uma consulta há três anos. “Precisamos melhorar isso e só reclamar não basta, precisamos nos mobilizar e unir forças”.

Com a palavra, autoridades da região

Leandro Costa, presidente da Câmara de Sapiranga. “Essa foi a primeira reunião com os executivos dos municípios, com o foco na construção do hospital e pactuação das cidades. Sofremos muito, a maioria vai a Porto Alegre e Canoas, e há espera longa por consulta”.

Diego Picucha, prefeito de Parobé. “Ainda é um embrião, estamos em diálogos, cujo foco principal é a melhoria da saúde da nossa região. Temos que fazer um levantamento técnico e, diante disso, levar as demandas às esferas estadual e federal”.

Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom. “A iniciativa é fundamental para que sejam feitos avanços na Saúde em nossa região. O objetivo é disponibilizar atendimento especializado em traumatologia, oncologia, neurocirurgia, UTI e emergência pediátrica”.

Carina Nath, prefeita de Sapiranga. “Em primeiro momento, temos que agradecer essa iniciativa da Câmara, em retomar esse assunto, visto que as cidades da nossa região sofrem com a falta de um hospital para atender as demandas das especialidades”.