Prefeita de Taquara recebe visita do escritor Paulo Stucchi, autor de “Um de nós foi feliz”

Encontro aconteceu na sexta-feira Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Por Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

A prefeita Sirlei Silveira recebeu em seu gabinete, na sexta-feira (1), o escritor Paulo Stucchi, autor do livro “Um de nós foi feliz”. A obra baseada em fatos reais retrata a história de vida Tania Girke Volkart, que no novo romance histórico é apresentada com o pseudônimo de Susana Schunk, protagonista da narrativa. Tania, o esposo Vitor Volkart e a sobrinha Renata Sturm também estiveram presentes no encontro na Prefeitura, assim como diretor de Cultura, Luciano Salvaterra.

A personagem inspirada em Tania presenciou o relacionamento abusivo dos pais e cresceu com o sentimento de rejeição e culpa. Entre o passado da família na Alemanha nazista e o presente no Rio Grande do Sul, a obra publicada pela Maquinaria Editorial repercute as dores provocadas pela ideologia durante o período de ascensão e também nos dias atuais. “A história é envolvente e emocionante, cheia de reflexões sobre a vida. É uma honra saber que nosso Município é parte deste enredo, destacando aspectos da nossa história e arquitetura”, destacou a prefeita, que está lendo o livro.

Renata, que é editora de livros, contou que durante as caminhadas com a tia Tania conversavam sobre o passado da taquarense, que há décadas reside em Três Coroas. Aqui, morou durante parte da vida, onde estudou no Colégio Santa Teresinha e trabalhou na Casa Vidal. Foi nesses encontros que surgiu a ideia de transformar aqueles relatos em livro, lançado no final de semana passado no Vale do Paranhana.

A história

No cemitério de Marburg, na Alemanha, em um dia frio de inverno, uma mulher está em frente a uma lápide, acompanhada apenas por uma sombra que a persegue há muitos anos. Ela decidiu viajar até o país unicamente para visitar esse túmulo: é lá onde estão os restos do homem que sempre foi um mistério: o próprio pai, Jonas. A mulher é Susana Schunk, protagonista do novo romance histórico de Paulo Stucchi, escritor finalista do Prêmio Jabuti.

Antes de ser o pai de Susana e causar os traumas que seguiram a personagem durante toda a vida, o jovem Jonas enfrentou as primeiras consequências e contradições da vida adulta na cidade de Neumarkt. Ao mesmo tempo, ele descobriu o amor nos olhos intensos da colega de tranças duplas. O problema é que o temperamento explosivo e os erros de adolescente aconteceram em meio à ascensão do Partido Nazista.

Prefaciado por Marcos Piangers e Claufe Rodrigues, o livro consagra o estilo narrativo histórico iniciado pelo autor em “O triste amor de Augusto Ramonet”, que se passa no Chile de Salvador Allende, durante o golpe de Estado de Pinochet. Na sequência, Paulo escreveu o romance “Menina – Mitacuña”, que tem como pano de fundo a Guerra do Paraguai. Até então, o grande destaque foi a indicação de “A Filha do Reich” ao Jabuti, mas “Um de nós foi feliz” é uma evolução de seu jeito único de contar histórias baseadas em fatos.