Prefeita de Taquara coloca Administração à disposição da Polícia Federal

Prefeita Sirlei Silveira assinou ofício na tarde desta terça-feira Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Com informações de Prefeitura de Taquara 

A prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, encaminhou, na tarde desta terça-feira (31), ofício ao superintendente regional da Polícia Federal no RS, Aldronei Antonio Pacheco Rodrigues, colocando servidores da Prefeitura e todo o secretariado à disposição da Operação Tomentella, deflagrada na manhã de hoje em conjunto entre a PF e a Controladoria-Geral da União. A ação busca combater os desvios de recursos públicos da área da saúde e cumpriu três mandados de busca e apreensão no Município, sendo um dos locais o Hospital Bom Jesus.

Sirlei conta que soube no início da manhã da operação que apura a contratação por Taquara, na gestão passada, de associação civil que administrou o Hospital Bom Jesus durante os anos de 2016 a 2017. Os recursos públicos federais repassados no período à associação civil foram de, aproximadamente, 16 milhões de reais, além de verbas estaduais e municipais. “Ainda que o período investigado não tenha relação com nosso governo, determinei a todos os secretários municipais e procurador Jurídico que concedam acesso a todos os documentos que estejam de posse da municipalidade, independente de ordem judicial, como forma de auxiliar no trabalho investigativo”, reforçou.

O documento assinado pela prefeita Sirlei foi encaminhado à superintendência da PF à tarde. A investigação aponta que o grupo teria utilizado parte desses valores para pagar despesas não autorizadas em proveito próprio e em favor de outras empresas a título de taxa de administração e consultoria. Os crimes investigados são apropriação ou desvio de bens ou rendas públicas, dispensa ou inexigência irregular de licitação, organização criminosa, peculato, corrupção passiva e corrupção ativa. “A nossa administração busca a transparência e a gestão dos recursos públicos de maneira eficiente e econômica. Somos a favor do combate a eventuais atos de corrupção e abuso do poder econômico”, destacou.

Tomentella é um gênero de fungo que ataca a saúde de taquarais e bambuzais, causando a morte dessas espécies.