Prédio de 91 andares pode ser realidade em Taquara

Antigo local de funcionamento da Pirisa está em processo de demolição. Foto: Matheus de Oliveira

Taquara – A movimentação no terreno onde se situava a antiga fábrica da Pirisa, no Centro de Taquara, foi motivo de alvoroço nos últimos dias. A notícia que circulava pelas redes sociais era de que um prédio de grandes proporções seria erguido no local. A informação foi confirmada pela Prefeitura na última semana: está em análise o pedido da empresa Porto Construtora, que projeta um edifício de 304 metros, com 91 andares, no terreno. A estrutura teria espaços comerciais e residenciais.

“O que recebemos foi um pedido de viabilidade, que está sendo avaliado pelo corpo técnico de engenheiros”, diz o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Möller.

A estrutura prevista contempla conjunto comercial com 20 lojas, estacionamento de 162 vagas, 28 unidades habitacionais, além de outras 28 no estilo loft para mezanino. A área total do empreendimento seria de 22 mil metros quadrados. “ É um projeto que requer uma atenção diferenciada”, pontua Möller.

O vice-prefeito Hélio Cardoso Neto encaminhou aos investidores a sugestão de que seja estabelecido um mirante com acesso ao público na cobertura, “seja mediante iniciativa privada ou através de parceria incentivada pelo município”, diz a indicação.

Sinal de dias melhores
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Anildo Araújo, avalia com otimismo a possibilidade de o projeto se concretizar. “Não apenas como secretário, mas como contribuinte e morador, eu recebo essa notícia com muita alegria e esperança de dias melhores. Taquara é a mãe das cidades da região. Isso só nos leva a acreditar que o município tem como acolher um empreendimento deste tamanho, do contrário um investidor não teria interesse. Isso nos trará um retorno muito positivo, a nível regional e estadual”, frisa.

Parte do processo é também a avaliação do Corpo de Bombeiros Militar de Taquara. Conforme o comandante, Tenente Waldemar Dias, a corporação fará uma análise do projeto e, após a conclusão da obra, realizará vistoria para ver se foram instalados os itens necessários.