Prédio construído por alunos de curso chega a 70% de conclusão em Igrejinha

Construção está em sua fase final Foto: Lilian Moraes

Qualificação conta com a presença feminina; são duas mulheres trabalhando na obra Foto: Lilian Moraes

Em breve, moradores do bairro Bom Pastor, de Igrejinha, terão à sua disposição um novo espaço para comprar frutas e verduras fresquinhas, produzidas pela agricultura familiar.
Uma estrutura está sendo construída através de uma parceria do município – por meio do Formar Igrejinha -, com a Construarte Engenharia & Construção e também o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), que acompanha e instrui as dezenas de alunos, que estão executando na prática, todos os processos da construção de um prédio.
Gilberto Todeschini, instrutor do Senai, explica que a obra envolve nove cursos desde a sua origem, e embora as condições climáticas não estejam contribuindo, a projeção é de que a obra seja entregue em novembro deste ano. “A atividade está bem diversificada. Começou com curso de ferreiro armador e carpintaria de formas que fizeram uma etapa. Duas turmas de pedreiros que ergueram a alvenaria, hidráulica e elétrica, ceramista, carpintaria de telhados e pintura. Mas estamos na reta final, a nossa ideia é no dia 29/11 a obra estar pronta, pintada”, explica.
A parceria conta ainda com o comprometimento da Construarte em oferecer oportunidades de estágio e emprego aos alunos que se destacam na iniciativa.
O projeto da obra é assinado pela engenheira Paôla Valentini, da Secretaria de Planejamento de Igrejinha.

Secretário de Agricultura com a palavra

Eles falam

Joel Wilhelm, secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico. “O Senai tem cumprido cada etapa do curso, agora está sendo trabalhado na parte de hidráulica e assim a obra vai acontecendo, mesmo com as condições climáticas não colaborando muito.”

Gilberto Todeschini, instrutor do Senai. “Os alunos estão encantados pelo o que estão realizando, temos participação de alunos de elétrica fazendo reboco, alvenaria, justamente porque eles estão realizados com o que podem fazer. Tudo através deste curso que estamos oportunizando.”