Postes para videomonitoramento em Parobé devem ser instalados a partir de janeiro 

Aparato eletrônico deverá ser similar a estrutura instalada pela mesma empresa em Três Coroas Foto: Reprodução

Fábio Radke
de Parobé

Os últimos ajustes necessários para a definição exata do posicionamento dos postes que receberão os equipamentos de videomonitoramento já foram feitos por um profissional técnico da DGT tecnologia e agora os apontamentos precisos já estão em poder da Prefeitura. Os seis locais estratégicos já divulgados anteriormente seguem os mesmos.
Segundo o secretário de Segurança, Defesa Civil, Cidadania e Mobilidade Urbana de Parobé, Carlos Freitas, a previsão é que no começo de janeiro sejam implantados os postes que receberão os equipamentos eletrônicos. “Os desenhos mostram exatamente aonde serão instalados os postes. Cada um deles receberá numeração e um medidor. Posteriormente, a concessionária fará instalação da rede de energia elétrica”, disse.
Uma audiência pública já foi promovida no dia 28 de agosto, com o objetivo de esclarecer dúvidas e apresentar o processo de implementação do sistema. A iniciativa partiu da Comissão Permanente de Obras e Infraestrutura da Câmara de Vereadores, formada pelos vereadores Idamir Antônio de Morais (PSDB), Moacir Jagucheski (Cidadania) e Dari da Silva (PROS).

Estrutura que será instalada em Parobé é somente de videomonitoramento

O secretário Freitas explica que a tecnologia é de videomonitoramento. “Diferente do cercamento eletrônico aonde as câmeras fazem a leitura das placas, o videomonitoramento identifica os pontos exatos das movimentações e as apresenta em uma tela”, explicou. A Central será instalada junto ao batalhão da Brigada Militar. Está previsto para março o início das operações do sistema.

Seis pontos estratégicos