Pontos turísticos da região reabrem com regras em meio à pandemia

Morro Alto da Pedra está recebendo visitantes há duas semanas, com protocolos de distanciamento Fotos: Lilian Moraes

Região – Depois de meses fechados pelos efeitos da pandemia do coronavírus, os pontos turísticos do Vale do Paranhana voltaram a receber público há pelo menos duas semanas. O gradual retorno à normalidade, no entanto, tem uma série de regras a serem cumpridas pelos visitantes, como distanciamento, uso de álcool gel e máscaras.

 

Em Igrejinha, o Morro Alto da Pedra, popular ‘Morro da Asa’, foi um dos locais liberados pela Prefeitura. O Morro do Xaxim, que integra a rota dos Caminhos do Rural Saudável, também abriu as portas. “Foi tudo fechado por volta do dia 20 de março, mas reabrimos porque são ambientes a céu aberto”, diz o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Dirceu Linden.

 

No Morro Alto da Pedra, as visitas passaram a ser permitidas apenas em sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas. A entrada segue com custo de R$ 5 para cada indivíduo, com isenção para crianças até 16 anos ou idosos com mais de 60. Moradores da cidade pagam meia entrada mediante apresentação do título de eleitor.

“Está sendo feita medição de temperatura em todos que acessam. O uso de máscara é obrigatório e as áreas possuem delimitação de permanência”, explica Carlos Petry, presidente do Clube Serra Grande de Voo Livre (CSGVL), que é responsável por gerir o espaço. Outras ações adotadas em função do coronavírus são a limitação de 200 pessoas ao mesmo tempo no morro, interdição da pracinha para as crianças e disponibilização de álcool gel em pontos do parque.

Parques e cascatas abertos

Em Rolante, tanto o Parque Municipal da Asa Delta quanto as cascatas foram oficialmente abertos para a presença de público. A máscara segue sendo item obrigatório mesmo nestes espaços. O Caminho das Pipas também voltou a receber visitantes. “O turismo rural é tendência e as pessoas procuram muito Rolante. Viajar para fora do estado ou do país vai ser mais difícil pelas questões de segurança sanitária, então o público vai procurar locais mais próximos. Nós percebemos esse movimento”, avalia a coordenadora de turismo, Diuly Mähler.

É importante obedecer os protocolos

A melhora nos indicadores sobre o avanço do coronavírus na região, há duas semanas, foi o que viabilizou o funcionamentos dos espaços destinados a receber público. Para que a flexibilização permaneça, é importante observar e cumprir com as normas, conforme ressalta o presidente do CSGVL.

“É importante que haja conscientização das pessoas, que usem máscara, que não se aglomerem e obedeçam às áreas que foram delimitadas”, enfatiza. No Morro da Pedra, haverá fiscalização sobre estes aspectos. “É importante obedecer as regras para que o parque possa continuar aberto”, complementa Carlos Petry.

A turismóloga Diuly Mähler segue a mesma linha, destacando que o visitante precisa saber que não está livre de se contaminar. “Por isso, é necessário o uso de máscara. Mesmo que sejam ambientes abertos, circulam muitas pessoas”, pontua.