Ponte histórica é reconstruída no bairro Sander, em Três Coroas

Estrutura já pode ser utilizada, mas ainda deve receber acabamentos em seu entorno Foto: Matheus de Oliveira

Três Coroas – Pelo menos 15 minutos a menos de caminhada. Esse é o tamanho do encurtamento de um trajeto muito utilizado pelos moradores dos bairros Sander e Industrial, em Três Coroas, com a construção de uma pinguela sobre o Arroio Moreira. A travessia fica próxima à Sociedade 12 de Janeiro e está liberada para utilização desde a última semana de janeiro.

“Em meados de 2010 houve uma enchente que levou embora a ponte que ficava aqui e desde então ela não foi mais construída. Analisando e vendo os recursos do nosso município, a gente conseguiu reconstruir ela, que é inclusive um patrimônio histórico e acho que devemos preservar isso”, contextualiza o prefeito Alcindo de Azevedo. A pinguela faz a ligação do bairro Sander com três loteamentos e um polo fabril do município que conta com mais de 20 empresas, facilitando o deslocamento de ciclistas e pedestres.

Conforme o prefeito Alcindo, foram investidos cerca de R$ 25 mil na nova estrutura, que ainda deve receber acabamentos finais em seu entorno. O serviço foi realizado por uma empresa terceirizada contratada pela Prefeitura. Contabilizando os moradores do bairro Industrial e dos lotes próximos, a estimativa é de que 300 famílias tenham sido beneficiadas com o investimento. A projeção de durabilidade da ponte é de aproximadamente 30 anos.

Visita
Na manhã de terça-feira, o prefeito Alcindo e o vice-prefeito Irineu Feier foram conferir de perto a conclusão do projeto. “Já tivemos muitas pinguelas como essa no município, mas hoje são só essa e uma em Linha Café. Era uma obra muito aguardada pela comunidade”, declarou o gestor.

Ponte feita para durar muitos anos
A ponte foi construída toda em madeira para preservar sua originalidade. O material utilizado, eucalipto vermelho, foi retirado de árvores das proximidades. “É uma madeira que dura muitos anos. Também fizemos uma base larga e com pilares firmados em concreto, para dar uma sustentação mais firme do que era feito antigamente”, reforçou o prefeito. A estrutura foi elevada mais de um metro acima do nível do solo para evitar estragos em eventuais enchentes. A pinguela conta ainda com uma pequena tela de proteção para crianças.