Ponte em situação precária no interior de Taquara

Veículos pesados não podem mais trafegar pelo local. Foto: Câmara de Taquara

Taquara – Quem circula pela localidade de Padilha, no interior de Taquara, tem se preocupado com a situação da ponte que dá acesso à Padilha Velha. Com sua estrutura de madeira danificada, o acesso de mão única apresenta tábuas quebradas nos trilhos e deixou de receber o tráfego de veículos pesados devido à precariedade.

O perigo enfrentado por quem se arrisca a utilizar a ponte tem atingido a rotina da comunidade local. Morador de Padilha, Lauri Fernandes da Silva, de 51 anos, afirma que utiliza o acesso quase todos os dias. Ele mora no local desde que nasceu e explica que a situação se agravou nos últimos meses. “Antes a ponte tinha as laterais, agora não tem mais nem isso”, relata.

O morador conta que trabalha com perfuração de poço artesiano e utiliza maquinário pesado, o que tem dificultado sua locomoção pela região já que não pode mais passar pela ponte. “Não quero ser o primeiro a me acidentar ali”, observa. Para o trânsito de veículos pesados, um acesso secundário foi feito pela Secretaria de Obras.

Secretaria projeta reparo

À frente da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Amarildo Souza explica que serão trocadas parte das madeiras. “É uma ponte de trilho de ferro e os dois trilhos estão torcidos. Já encomendamos o material para reparo. Só estamos esperando chegar”, destaca. “Fizemos uma manutenção mas ela não durou, temos que fazer uma nova”, relata. O secretário projeta que a intervenção deve acontecer entre um prazo de uma e duas semanas.

Ponte vai suportar até 17 toneladas

O secretário Amarildo Souza reforça que, após a manutenção, veículos pesados poderão retomar o trânsito no local. “Agora ela está com restrição porque viraram os trilhos, mas a ponte vai suportar cerca de 17 toneladas. Vai poder passar caminhão carregado”, pontua. “Por enquanto tem um desvio para caminhões. Os carros pequenos podem continuar utilizando a ponte”, observa. Amarildo afirma que há pouco fluxo de veículos pesados na localidade e que existem placas indicando que existe uma proibição momentânea de fluxo sobre o acesso. Parte do material para reforma já se encontra no local.