Ponte de madeira que caiu em Igrejinha vai ser trocada por estrutura de concreto

Foto: Arquivo JR

Por Weslei Fillmann e Lilian Moraes

Os moradores do Bairro Viaduto foram afetados de maneira negativa pelas fortes chuvas que atingiram a região em setembro, quando a ponte de madeira, construída na rua Albino Meinhart, caiu. Uma das moradoras do local, Débora Nunes, afirmou para a reportagem que o local não pode ser utilizado por carros, que precisam fazer outro trajeto.

 

Em contato com a prefeitura, que está a par da situação, a ponte não foi construída até o momento pois há um projeto em andamento. Esse projeto prevê, até o final de março de 2022, a utilização de uma ponte de concreto e definitiva.
A planta da obra já está concluída e está em processo de licitação, no valor de R$ 40 mil. O Secretário de Meio Ambiente e Planejamento, Jeferson Corá, afirma que a estrutura que desmoronou era provisória e cumpriu o seu propósito. Como as margens estão apresentando um grau considerável de erosão, o projeto levou mais tempo para ficar pronto.
A previsão é de que os trabalhos se iniciem na primeira quinzena de janeiro, com mão de obra de profissionais da Prefeitura. Já a conclusão está prevista para o fim de fevereiro. Em seguida, ocorre o assentamento do concreto para a pós utilização da estrutura pela população.

 

Rapidez e eficiência

A nova estrutura que será erguida no local onde a antiga desabou deve durar, no mínimo, 30 anos e ficar pronta em apenas 2 meses. De acordo com Corá, a Prefeitura está trabalhando nisso para impedir que a mesma situação se repita com uma nova construção. Além de mais forte, será mais segura para os moradores do Bairro Viaduto.