Plantio de árvores é incentivado através de projeto de arborização consciente em Igrejinha

No ano de 2020, foram plantadas 2000 mudas em Igrejinha Foto: PMI/Divulgação

Paisagismo e conforto visual; ambientação a pássaros; diminuição do calor e manutenção da umidade do ar; sombreamento; diminuição da poluição sonora e do ar; proteção contra ventos e melhorias das condições do solo. Elencados pela Prefeitura de Igrejinha, através do Guia Ambiental do Cidadão Igrejinhense, estes são alguns dos benefícios que o plantio de árvores oferece para o meio ambiente.
Considerando estes fatores e pensando na preservação ambiental do município, um projeto de arborização consciente é desenvolvido em Igrejinha por meio de um trabalho executado desde 2009 na cidade.
Descrito como um projeto de planejamento de arborização de ruas fazendo uso de espécies de árvores apropriadas ao ambiente urbano e ao espaço físico disponível, a iniciativa acontece através da doação de mudas por parte da Secretaria de Meio Ambiente, para a população que deseja fazer plantio em calçadas ou em pátios. “Hoje se o morador de Igrejinha quiser plantar uma árvore na frente da sua residência ele pode ir até a prefeitura e preencher um cadastro. Posteriormente, uma equipe vai até o local e indica a espécie mais adequada para o terreno”, explica a bióloga da prefeitura, Monique Natália Herold. Entre as mudas indicadas estão o Ipê-amarelo, Ipê-roxo, Cerejeira, Araucária e Corticeira-da-serra.
Durante o ano de 2020, de acordo com dados disponibilizados pelo departamento de meio ambiente da prefeitura, foram plantadas aproximadamente 2.000 mudas em Igrejinha.

Como aderir?

A Administração também explica como a população pode aderir ao projeto de arborização consciente. “O munícipe deve preencher uma ficha na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente – situada no 2º andar do Centro Administrativo Prefeito Lauri Auri Krause – para ganhar mudas adequadas ao plantio na situação desejada, conforme o local. Caso o plantio seja na calçada, uma equipe na secretaria que executa o serviço”, contextualiza Micheli.

Cuidados: o que não fazer para proteger e preservar a flora do município de Igrejinha

Mais importante do que realizar o plantio é manter os cuidados para com a flora. Por isso, o Guia Ambiental do Cidadão Igrejinhense destaca ações que não devem ser realizadas para que este patrimônio seja preservado e protegido de uma forma mais consciente: Podá-las, somente para a condução ou quando os galhos ecostam na rede elétrica; fixar pregos; pendurar placas, cartazes ou anúncios; amarrar cordas, aramos e barbantes; pintá-las; feri-las com objetos pontiagudos ou cortantes; danificar os protetores e tutores das mudas; arrancar mudas ou quebrar galhos.

Fiscalização