Plantio de 2.500 mudas de árvores é promovido pela Prefeitura de Igrejinha

Indispensáveis na natureza por diversos fatores que auxiliam e contribuem com o meio ambiente, as árvores têm um papel fundamental na captação de gases tóxicos e na devolução de oxigênio para atmosfera. Pensando nisso, em Igrejinha, a prefeitura, através da Secretaria de Obras da cidade, um trabalho de reflorestamento está sendo realizado a fim de contribuir com a natureza e também dar um destino diferente às multas aplicadas pela Secretaria do Meio Ambiente.
Conforme o secretário, Valdecir Schröer (Nico), essas mudas que estão sendo plantadas são oriundas de multas aplicadas pela secretária responsável pelo Meio Ambiente. “Gera a multa, eles pagam as taxas e esse dinheiro a gente usa para comprar as mudas e plantar”, explica.
Além disso, Nico comenta que tanto árvores frutíferas quanto nativas irão ser plantadas e conta que a ideia está tendo uma boa repercussão. “Uma empresa da cidade já manifestou interesse em participar desse plantio e na sexta-feira que vem o prefeito também quer participar junto com nós. ”

Secretário de obras enaltece a iniciativa

De acordo com o secretário, a iniciativa já foi realizada na subida da Serra Grande, Solitária, em pontos do Rio dos Sinos e na rua Tristão Monteiro, no bairro XV. Além disso, Nico ressalta que o cuidado com a natureza é uma preocupação da secretária e que o trabalho é realizado em parceria com a prefeitura.
“A gente se preocupa com o meio ambiente e encontramos um meio de ajudar com o nosso trabalho. Fizemos esse plantio de forma voluntária, cerca de 20 funcionários aqui da secretaria ajudam e a gente planta essas mudas em horário fora do expediente”, comenta.
Nico também revela que cerca de 1200 plantas já foram plantadas e que está previsto o plantio de mais 1300, totalizando um número de 2.500 mudas semeadas pela cidade.