Placas solares são instaladas no Posto de Saúde 24 horas de Taquara

Foto: Cristiano Vargas / Prefeitura de Taquara

Tendo como objetivo a eficientização energética foram instaladas 44 placas fotovoltaicas de 450W (Watts) de potência no Complexo de Saúde Darcy Ribeiro, conhecido pela comunidade como Posto 24 horas, na Rua 17 de Junho, 2411 – Centro. A ação foi possível graças ao Termo de Cooperação Técnica firmado, ainda em dezembro de 2021, entre a concessionária de serviços públicos de energia elétrica RGE Sul Distribuidora de Energia S.A e a Prefeitura de Taquara.

 

O Projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética executado pela CPFL, regulamentado pela ANEEL, pelo qual foram investidos cerca de R$ 100 mil advindos do Programa, sem nenhuma contrapartida do Município. “Este é mais um investimento que irá gerar economia para os cofres públicos municipais. Agradecemos à RGE pela parceria oferecida à execução deste projeto”, garante a prefeita Sirlei Silveira.

Redução de custos

O Projeto de Eficiência Energética(PEE) da RGE II prevê a implementação de ações de eficiência energética em iluminação e instalação de sistema fotovoltaico trazendo maior redução dos custos com a energia elétrica, modernização e consequente redução de custos com manutenção. Busca ainda, conforme o termo, a permanente conscientização quanto ao uso inteligente da energia elétrica, já que com a disseminação dos conceitos de eficientização energética, há redução do desperdício de energia elétrica, fato que consequentemente possibilitará a economia na realização de novos investimentos para expansão do sistema elétrico, contribuindo para a não elevação sistemática dos custos do serviço.

Placas Fotovoltaicas

O painel solar (placa solar fotovoltaica) é o equipamento essencial para se gerar energia fotovoltaica, o qual é composto por células fotovoltaicas fabricadas a partir de materiais semicondutores que absorvem a luz do sol e geram energia elétrica. O painel solar reage com a luz do sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares, instalados sobre o telhado, são conectados uns aos outros e conectados no inversor solar. Um inversor solar converte a energia solar dos painéis fotovoltaicos em energia elétrica que pode ser usada pelo imóvel. Quando se produz mais energia do que se consome, este excesso de eletricidade vai para a rede elétrica e vira créditos de energia para serem utilizados em outros momentos, como à noite ou nos próximos meses.

Por Prefeitura de Taquara