PIM Rolante desenvolve projeto de consciência ambiental com 144 famílias

Foto: Prefeitura de Rolante

Por Edna Cardoso / Prefeitura de Rolante

Em Rolante, o Programa Primeira Infância Melhor, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, está atendendo 144 famílias neste ano, sob a coordenação de Viviane Silva, com 9 visitadores e uma monitora.

 

Neste ano, o PIM Rolante está desenvolvendo um projeto de consciência ambiental com as famílias atendidas, através da distribuição de folder informativo e orientação sobre a organização dos materiais recicláveis, os não recicláveis e orgânicos. Bem como distribuição de folders de conscientização do descarte correto de pilhas, baterias e lâmpadas, em função de que esses objetos possuem substâncias altamente tóxicas que podem contaminar o solo quando não descartados de forma correta, causando problemas à saúde das pessoas. Além disto, os visitadores fizeram várias atividades lúdicas com as crianças, utilizando materiais recicláveis.

“Diversas famílias precisam muito de ajuda para que tenham um ambiente organizado em uma perspectiva ambiental mais adequada. Então, fizemos uma campanha de conscientização da limpeza em volta da casa, plantio de flores para embelezar o lugar, (doadas pelo Projeto Papa Mel), a importância de saber separar o lixo, incentivamos uma horta familiar com mudinhas doadas pelo o CRAS para algumas famílias que gostariam de plantar suas próprias verduras e distribuímos mudas de ora-pro-nóbis, que por ser uma planta rica em proteína, cálcio, ferro, potássio, magnésio e zinco, pode ajudar na prevenção de várias doenças”, salienta Viviane.

Programa Primeira Infância Melhor – PIM

O PIM tem como objetivo promover o desenvolvimento humano a partir do desenvolvimento integral na primeira infância, através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente às famílias, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.

“As ações têm como foco a promoção do desenvolvimento integral infantil, bem como a identificação de necessidades das famílias que devem ser articuladas em rede, visando a integralidade do cuidado. Através das visitas domiciliares conhecemos de perto a realidade de cada família e buscamos dar todo o suporte necessário para que elas tenham mais qualidade de vida”, salienta a secretária de Desenvolvimento Social, Alzira Rippel.