Pessoas de baixa renda podem buscar ajuda no Varal Solidário de Taquara

Voluntária do Varal Solidário Francisca Reis, assistente social Bárbara de Oliveira Sarmento, visitadora do PIM e Criança Feliz, Pamela Ross e a voluntária Isabel da Silva Guilherme Foto: Magda Rabie

Por Prefeitura de Taquara

Todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 11h, ocorre em Taquara o Varal Solidário. Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania que disponibiliza a famílias de baixa renda, peças de roupas, calçados e acessórios que possam agasalhar as pessoas nesta época do ano em que as baixas temperaturas prejudicam e debilitam ainda mais a saúde. O Varal Solidário é realizado até agosto no antigo endereço da Gestão, na Rua Ernesto Alves, 2785 (em frente a FH Comassetto).

Segundo o secretário da pasta, Maurício Souza, cada pessoa pode retirar 15 peças ao mês pelo número de CPF cadastrado junto ao CadÚnico. Quando há necessidade de uma ajuda maior, a situação é encaminhada ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para análise. “Desde que iniciamos em maio o Varal Solidário, atendemos 137 pessoas e destinamos 1.350 peças dentre rouparia, calçados e afins. Toda pessoa que chega até nós é atendida, e tentamos sanar a sua necessidade”, menciona o secretário.

Doações de cobertores ainda é solicitada

Para que as famílias sejam atendidas, o Varal Solidário recebe doações da comunidade. Estas doações podem ser entregues nas quartas-feiras, das 8h às 11h, na Rua Ernesto Alves, 2785. A maior necessidade no momento é de vestuário masculino, cobertores e roupas de cama. Se possível, é solicitado que as pessoas encaminhem em sacolas separadas e pré triadas, roupas masculinas, femininas e infantis para auxiliar o trabalho dos voluntários.

“Nas quartas-feiras trabalhamos internamente para a organização das peças. Contamos com o auxílio de prestadores de serviço comunitário e de funcionárias do Cras possibilitando a organização de armários e prateleiras que facilitam o atendimento para quem trabalha e para quem precisa de alguma doação”, observa a assistente social, Bárbara de Oliveira Sarmento.

A comunidade pode doar até agosto para o Varal Solidário. “A necessidade é muito grande, por isso pedimos para aqueles que têm condição, que doem o que é possível das pessoas usarem, o que é quentinho, limpinho, em boas condições, para que quem realmente precise possa receber e sair utilizando”, reitera a prefeita Sirlei Silveira.