Perfil socioeconômico: Destaques do setor da agricultura no Vale do Paranhana

Foto: Divulgação/Secretaria de Desenv. Agricultura e Pecuária

O Vale do Paranhana possui grande relevância quando o assunto é produção agrícola. São 3.700 propriedades rurais cadastradas nas prefeituras, e muitas delas cultivam e produzem diferentes tipos de alimentos o ano inteiro, contribuindo para a geração de empregos e o desenvolvimento econômico e social das famílias e do próprio município.

Rolante é o município que mais possui propriedades cadastradas: são 1.850 e um contingente de 2.378 hectares plantados (dado de 2018 conforme o Sebrae). É da cidade ainda o maior rebanho de bovinos e de frangos na área do Paranhana: o estudo Perfil das Cidades Gaúchas do Sebrae constatou que são mais de 12 mil bovinos e mais de 53 mil frangos em criação no município, a maioria para abate.

Em Parobé, a principal cultura que os agricultores familiares se dedicam é o de cultivo de melancia. Com diversos produtores no município, uma Festa da Melancia é organizada anualmente, e, em 2022, ocorrerá a 16ª edição, envolvendo os agricultores do município bem como a comunidade local e de cidades do Vale do Paranhana.

Análise do setor em Igrejinha

A Secretaria de Agricultura informou que possui 697 agricultores que têm inscrição estadual de produtores rurais. Na área das agroindústrias, o município possui um empreendimento de embutidos e defumados. Em todo o município, são 982 propriedades rurais cadastradas no Incra. Entre as maiores plantações estão a de milho forrageiro e o que a Administração vê com bons olhos no setor é a Feira do Produtor
Rural, a venda de produtos para a merenda escolar.

Projeto futuro em Rolante

Com a proposta de potencializar a comercialização dos produtos de origem agrícola e das agroindústrias, a Prefeitura de Rolante elaborou um novo projeto de um Pavilhão da Agroindústria/Casa do Colono, junto da entrada do Parque do Rolantchê, às margens da RS-239. A Prefeitura destaca que a produção primária do município é crescente e o espaço favorecerá a realização de feiras e atividades junto à futura estrutura.

Detalhes do setor agrícola de Riozinho

O estudo Perfil das Cidades Gaúchas, de Riozinho, revela que o município possui 601 hectares plantados. Toda a produção agrícola gerou, em 2018, o valor de R$ 4 milhões de reais. Na área rural, a criação de frangos tem destaque, com mais de sete mil animais, e de bovinos são mais de duas mil cabeças.