Pedágio Solidário viabiliza novos equipamentos para Bombeiros de Três Coroas

equipe é composta por 30 voluntários e 12 bombeiros contratados pelo município. Fotos: Matheus de Oliveira

Três Coroas – As corporações de Bombeiros da região se empenham constantemente em realizar ações para arrecadar fundos. A comunidade reconhece o esforço e cada vez mais presta apoio a estes grupos. Em Três Coroas, o resultado do 2º Pedágio Solidário tem possibilitado a compra de novos equipamentos para o uso cotidiano dos 42 bombeiros que atuam na cidade.

Com parte do valor, a entidade já adquiriu quatro rádios HT’s e duas bases comunicadoras de longa distância. Os que antes compunham o arsenal da corporação já não funcionavam da forma correta. Os dispositivos cumprem papel importante, pois otimizam a comunicação entre a equipe e em consequência melhoram a agilidade e precisão dos serviços prestados.

De acordo com o comandante da corporação, Adenir da Silva, uma maca Sked para resgate também foi comprada com o recurso e deve chegar nos próximos dias. “Com o que sobrou ainda queremos fazer uma manutenção em nossa Kombi de resgate. Se for possível, também queremos realizar teste hidrostático nos cilindros de respiração autônoma”, revela.

Além do Pedágio Solidário, que já tem espaço garantido no calendário de atividades da corporação no mês de dezembro, o grupo projeta a realização de uma grande rifa em 2020.

“Estamos planejando, ainda não temos nada certo, mas queremos tentar uma rifa em que os prêmios sejam carro e moto. O objetivo é conseguir comprar um caminhão com o valor arrecadado”, projeta o comandante. Atualmente, os bombeiros de Três Coroas contam com dois caminhões, uma Kombi de resgate e duas ambulâncias. A equipe é composta por 30 voluntários e 12 bombeiros contratados pelo município.

Otimismo para 2020

O comandante Adenir da Silva relata que há um diálogo com a prefeitura do município para que em 2020 a corporação passe a receber algum repasse mensal para ajudar a cobrir as despesas fixas. Além disso, Silva conta que o Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas decidiu em assembleia dos membros que um valor fixo seria transferido mensalmente para os bombeiros ao longo deste ano. Silva comemora e confessa: “vai ser muito importante”.

A entidade promove anualmente cerca de 8 atividades com objetivo de arrecadar recursos, mas conta com mais ajuda. “É importante destacar nossa parceria com os grupos Jipeiros de Três Coroas e Gambá Lamas, de motos, que realizam eventos e revertem alguns valores para nós”, lembra.