Pavimentação da Estrada da Areia Branca chega a 30% de conclusão

Na manhã de quarta-feira (9), equipes faziam trabalho de preparação do solo com pedras. Fotos: Matheus de Oliveira

Parobé – Pouco a pouco, a realidade da Estrada Areia Branca vai se transformando em Parobé. A obra de pavimentação do local chegou a um índice de 30% de conclusão nesta semana. Na quarta-feira (9) pela manhã duas equipes podiam ser observadas, uma fazendo o trabalho de assentamento do meio-fio e outra fazendo a preparação do solo com pedras. Quem executa a obra é a construtora Pavicon.

O investimento no local é de R$ 6 milhões e estão sendo asfaltados mais de três quilômetros entre a Estrada do Salão do Cardoso até as proximidades do Sítio Areia Branca. A obra iniciou em 20 de junho e o prazo inicial para conclusão se mantém o mesmo, até fevereiro de 2023.

“A pior parte deste trabalho é o da sub-base e o da base, que vem antes do asfalto. As obras seguem em ritmo acelerado e dentro de poucos meses vamos poder entregar para a comunidade”, destaca o prefeito Diego Picucha, lembrando que, se somada a obra realizada na estrada de Santa Cristina do Pinhal, os investimentos chegam a R$ 12 milhões.

A obra de asfaltamento, drenagem e sinalização está sendo custeada através de financiamento contratado pelo Executivo junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), como contrapartida aos recursos recebidos através do Estado pelo programa Pavimenta RS.

“Outra pavimentação histórica”
O prefeito Diego Picucha ressalta que esta é uma das obras mais importantes realizadas ao longo de sua gestão. “É mais uma pavimentação histórica depois da gente entregar o asfalto do Pinhal, que era uma demanda antiga da comunidade. Essa obra da Areia Branca, tão sonhada e tão prometida para essa comunidade, está trazendo dignidade e aproximando essa região da sede do município. É uma rota muito usada pelos nossos agricultores e moradores, além de termos pontos turísticos na região”.

Além de dar acesso ao histórico Salão do Cardoso, a rua é rota para localidades do interior, como Poço Fundo. O desenvolvimento do turismo no município também está ligado ao investimento, já que muitos sítios com serviços de hospedagem podem ser acessados pela estrada.