Pavilhão da agroindústria às margens da RS-239, em Rolante, deve ficar pronto dentro de 90 dias

Obra está em andamento às margens da RS-239 e previsão de término é de três meses (Foto: Melissa Costa)

Rolante – Está em andamento em Rolante, a construção do Pavilhão da Agroindústria – Casa do Colono. A estrutura está sendo erguida às margens da RS-239, próximo do pórtico de acesso ao município e junto ao Pavilhão do Rolantchê.

O prefeito Pedro Rippel explica as etapas da obra, considerada de grande importância para incentivar os agricultores rolantenses. “Fizemos licitação, a empresa ganhou e já está em andamento. É recurso de uma emenda parlamentar (do deputado federal Heitor Schuch) com mais investimento do município; mais ou menos meio a meio. A Prefeitura vai investir R$ 300 mil e a emenda também tem este valor”, disse o chefe do Executivo.

O espaço servirá para que produtores rurais possam expor e comercializar seus produtos coloniais usufruindo de uma estrutura adequada. O ponto da construção também é exaltado pelo prefeito Rippel. “Se trata de um local estratégico, fica às margens da RS-239, com grande fluxo de pessoas e veículos. Neste trecho, muitas pessoas passam se deslocando, principalmente, em sentido ao litoral, através da 474. O que é a ideia? É de criar uma feira ali, que fica também bem próxima ao pórtico, muito propício para as pessoas chegarem ali e comprarem uma cuca para levar à praia, uma verdura, frutas…enfim, estaremos aproveitando o movimento e incentivando os produtores”.

Incentivo à produção local

Rolante é considerada a maior produtora de alimentos da região e vê, a cada ano, o crescimento da agricultura como forma de subsistência entre os produtores do município. O objetivo é que o novo espaço funcione o ano inteiro e seja utilizado para sediar as feiras do agricultor e produtor, onde poderão ser comercializados produtos frescos, de características artesanais, garantindo um retorno econômico às famílias que vivem no campo. “E ficamos felizes em conseguir investimentos para incentivar a produção”, disse Rippel.

 

Próximos passos

A previsão, segundo o prefeito Rippel, é de que o Pavilhão da Agroindústria – Casa do Colono seja concluído em um período de 90 dias. Sobre como irá funcionar e quem poderá participar, Rippel explica que ainda haverá uma reunião com a Emater e a Associação de Produtores para discutir a melhor forma de gerenciar o espaço. “Vamos nos reunir para ver a melhor forma da gente poder usufruir daquele espaço, lembrando que sempre em parcerias. A ideia é de que todos que produzem e tenham a vontade, possam expor e se dedicar nas vendas durante as feiras no local”, completa o prefeito.