Passeio público e ciclovia devem ser entregues em abril em Parobé

Foto: Weslei Fillmann

Por Weslei Fillmann

As obras para conclusão do passeio público e da ciclovia, na Estrada de Santa Cristina do Pinhal, seguem em execução. Até o momento, boa parte das obras já foram concluídas, com projeção de conclusão no final de março ou início de abril.

 

O passeio público possui 2,5 metros de largura em toda a extensão do projeto de asfaltamento da estrada. Ele possui 2,5 quilômetros no primeiro trecho e 1,5 quilômetro no segundo percurso. Atualmente, está sendo executada a implementação do passeio no trecho 1 e, até o momento, pouco mais de 60% do trecho foi concluído.

A ciclovia vai estar presente nos 2,5 quilômetros do primeiro trecho. Essa parte da obra já está em 60% de conclusão. No trecho dois, o percurso deve contar com 1,5 quilômetro de extensão.

Somadas as distâncias do passeio público e da ciclovia, serão quatro quilômetros para os moradores da região praticarem atividades físicas e se locomoverem com segurança até a localidade de Santa Cristina do Pinhal, que fica no final do trajeto.

Além disso, de acordo com o prefeito Diego Picucha, a obra busca trazer dignidade a uma população que estava esquecida no município, aproximando os moradores da região central de Parobé e melhorando o desenvolvimento econômico das regiões da obra.

Aprimoramentos passam da rua e chegam aos pedestres que transitam pela Djalmo Haack

A secretária de planejamento de Parobé, Josiane da Rosa, comentou sobre um aspecto geral que todas as vias, que recebem recursos federais, estão tendo de contemplar. “Toda nova via deve contemplar uma ciclovia e passeio público. Por questão de economia, as pessoas vão estar andando de bicicleta e diminuindo o fluxo de carros na rua”. Além do impacto no trânsito, que resulta na diminuição de veículos em circulação, o passeio público vai favorecer o turismo na região, atraindo visitantes de outros municípios.

Além da ciclovia e do tráfego

A pavimentação da Djalmo Haack vai se somar com mais setores além do passeio público e da ciclovia. Com recursos do Governo Federal, da Caixa Econômica Federal e do próprio município, o trajeto contribui com o Polo Industrial de Parobé, pois é uma via de rápido acesso à RS-239, uma das mais importantes do estado.

Após o processo de pavimentação ser terminado no final de 2021, com obras que duraram cerca de dois anos, há uma projeção de que pouco mais de 120 veículos por dia transitem pelo trecho. Devido ao aumento no movimento na estrada de Santa Cristina do Pinhal, os próprios aplicativos de GPS já estão orientando os moradores da região central a utilizarem o trecho quando forem para o Vale do Sinos e Porto Alegre.