Parque Municipal de Voo Livre do Morro Grande passa por revitalização em Rolante

Foto: Weslei Fillmann

Por Weslei Fillmann

O turismo e a área de esportes são os principais beneficiados com as novas obras no Parque Municipal do Voo Livre, no Morro Grande, em Rolante. Com 840m acima do nível do mar, é um dos pontos turísticos mais conhecidos por aqueles que frequentam o município do Vale do Paranhana.

 

As obras seguem em andamento e devem ser concluídas no final de março, com investimento total de R$ 200 mil, recursos provenientes do caixa do município. No local, está sendo reformada uma cantina, que fornece os alimentos para os visitantes. Outra estrutura no local, essa que está sendo construída do zero, é um banheiro adaptado para pessoas com deficiência. “O objetivo é dar mais conforto para todos os visitantes que vão ao Morro Grande, ampliando a inclusão”, afirma o prefeito de Rolante, Pedro Rippel.

Para aqueles que quiserem visitar o parque, ele fica aberto durante toda a semana, das 8h às 20h.

Voo livre e ciclismo contribuem para maior visitação de turistas, afirma prefeito Pedro Rippel

O Morro Grande é utilizado para os lançamentos dos praticantes de voo livre, sejam eles de paraglider ou de asa delta. Devido a geografia do local, não é necessário a utilização de rampas artificiais, o que já é um diferencial. Por isso, a retomada da divulgação está sendo feita pela Prefeitura, aumentando o trânsito de turistas pelo município. “Com o trabalho que estamos fazendo de divulgação, esperamos que o número de visitantes aumente, pois queremos que todos saibam que estamos aprimorando o espaço para o lazer”, destaca o prefeito.

Novas estruturas no local

De acordo com o prefeito Pedro Rippel, já havia uma infraestrutura no local para receber os visitantes. Além da revitalização do que já existia, novas estruturas estão sendo feitas. O banheiro adaptado é uma delas, trazendo mais conforto e segurança para quem precisa. Além disso, a cantina está sendo ampliada para atender melhor os visitantes.

Um problema identificado e constante, que era a falta de água no topo do Morro Grande, já está sendo suprida com a instalação de uma caixa d’água. Aliado aos bancos e churrasqueiras que já existem, os visitantes podem se sentir cada vez mais confortáveis com as novas adições.

Natureza e liberdade

Mais de 1.500 visitantes passam mensalmente pelo Parque Municipal do Morro Grande. São inclusos nesses visitantes, turistas de outras cidades e atletas, além dos próprios moradores de Rolante.

A pessoa contratada pela Prefeitura para atender os visitantes no topo do morro é Erick Rodrigo Alves, que comentou que ir ao local é “uma sensação de conforto, pois você não está preso a nenhum lugar, está ao ar livre e possui muito contato com a natureza”.