Parobé vai ampliar equipe para reiniciar visitas presenciais do PIM e Criança Feliz

Alex Bora e Maria Cristina Jaeger destacam importância dos programas (Foto: Melissa Costa)

Parobé – Em breve, deverão ser retomadas as visitas presenciais dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz. Em razão da pandemia do coronavírus, o acompanhamento com as gestantes e crianças estão ocorrendo de forma on-line, mas o objetivo da Assistência Social é de o trabalho presencial comece novamente. Para tanto, a equipe será ampliada.

O vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Alex Bora, conta que está sendo aberto edital para montar uma nova equipe, que será ampliada para oito visitadores. Com isso, o objetivo da Administração é conseguir atender a demanda atual, de 50 gestantes e de 95 crianças, além de passar a atender a fila de espera. “Atualmente, temos uma demanda na fila de espera de 80 a 90 gestantes, que são mulheres que solicitaram o atendimento e acompanhamento. Para participar dos programas, é necessário estar inserido no CadÚnico e Bolsa Família e, para conseguir suprir essa fila, vamos ter as novas contratações e receberemos ainda um suporte com profissionais da Secretaria de Educação”, explica o secretário de Assistência Social.

Bora ressalta que os pedidos para integrar os programas é também resultado do bom serviço prestados pelas equipes do PIM e Criança Feliz. “É uma grande demanda e há uma grande procura no município, até mesmo em função das oficinas e do trabalho prestado pelas equipes nos programas. Quem já foi acompanhado tem a gratidão pelo atendimento, eles percebem que esse atendimento faz a diferença nas suas vidas, das mães e das crianças”, completa ele.

VISITAS REGULARES

Para as gestantes, o acompanhamento e visitas são feitos de forma mensal. Para as crianças, são semanais. “Com as mamães, desenvolvemos atividades voltadas à gestação e também na preparação delas para a chegada dos bebês. Com as crianças, toda semana, nós entregamos uma atividade com o objetivo de estimular o desenvolvimento delas”, conta Cristina.

A formação de vínculo é papel fundamental

A coordenadora Cristina Jaeger se sente realizada na sua atuação junto às gestantes e famílias. Com um largo sorriso no rosto, ela destaca a importância dos programas para as famílias de Parobé. “Nós levamos informações, orientações e acompanhamento para as famílias. Atuamos em fases tão importantes para as gestantes e também em uma fase importantíssima para a vida das crianças. Por exemplo, a criança se desenvolve por estímulo, e tudo que for estimulado do 0 aos 3 anos, ela vai levar para a vida e é isso que procuramos fazer, através das visitas e das atividades propostas”, conta ela, lembrando que as vezes a formação de vínculo supera a expectativa. “Já tivemos uma visitadora que se tornou dinda de uma criança”.

O que eles dizem

Alex Bora, secretário de Assistência Social de Parobé. “Minha gratidão por estarmos conseguindo trabalhar em rede, envolvendo Assistência Social, Saúde e Educação; isso só vem a melhorar o atendimento à população”.

Maria Cristina Porto Jaeger, coordenadora do PIM e Criança Feliz. “Os nossos programas levam informação e atuamos muito na função de criar vínculos. É uma alegria imensa quando atingimos o objetivo máximo com as famílias”.