Parobé tem olhar atento com todos os alimentos que chegam aos alunos

Crianças da Emei Azaleia aprovam o feijão das cozinheiras (Fotos: Melissa Costa)

Parobé – A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, conta com o Departamento de Alimentação Escolar em Parobé. A atuação dos profissionais neste segmento busca planejar e executar todas as etapas necessárias para a chegada dos alimentos às escolas. Além disso, outra atribuição do departamento é o trabalho de educação alimentar e nutricional que será desenvolvido pelas nutricionistas que compõe o quadro de funcionários.

Para que os alimentos cheguem fresquinhos e nas quantidades necessárias, o departamento realiza um trabalho minucioso e de zelo. A rede pública de ensino municipal de Parobé conta com aproximadamente 8.300 estudantes de ensinos infantil e fundamental, realocados em 27 escolas nas zonas rural e urbana. “O fornecimento das refeições destes escolares é feita através do nosso Departamento de Alimentação Escolar, o qual é responsável pelo planejamento dos cardápios, compra de insumos, fiscalização da qualidade dos gêneros alimentícios recebidos e entrega dos mesmos em cada instituição de ensino da nossa rede municipal”, conta a nutricionista Sabrina Huhnfleisch.

Sempre no início da semana são recebidos os gêneros perecíveis provenientes da agricultura familiar local, com frutas, verduras e legumes da época, os quais passam a ser entregues às escolas na própria segunda e também na terça-feira. “E, para garantir a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos e preservar suas características nutricionais, foi realizada a aquisição de um novo caminhão frigorífico no valor de R$ 244.622,00”, antecipa a nutricionista. Este veículo fará também a entrega dos gêneros não-perecíveis, as quais ocorrem às quintas e sextas-feiras contemplando todas as 27 escolas. “Os alimentos são enviados conforme a necessidade deles por semana”, conta.

DEPARTAMENTO DE ALIMENTAÇÃO CONTA COM EQUIPE DE SETE FUNCIONÁRIOS NO MUNICÍPIO

O Departamento de Alimentação Escolar conta com sete funcionários, que se dedicam a todas as etapas e também no que se refere à educação alimentar. Dentre as metas, no segmento da referência de ensino, estão a realização de atividades práticas, lúdicas e oficinas culinárias com os alunos, bem como capacitações voltadas às boas práticas de manipulação para as cozinheiras, responsáveis pela qualidade e segurança no preparo das refeições. “Houve uma nova contratação de cozinheiras e uma das metas é a capacitação, no sentido de evitar desperdícios, produzir uma alimentação mais gostosa, melhorar os cardápios – teremos o apoio de uma nova nutricionista que está chegando”.

“Valores e hábitos para o futuro”, pontua secretária

A secretária de Educação, Joana D’arc Wittman, conta que a pasta está vinculada a vários programas federais e um deles é o da alimentação escolar. “Acabamos de contratar, por seleção, uma nova nutricionista, que se fazia necessária pelo tamanho da rede. Com a nossa escola de formação, que é para os nossos profissionais, estamos com a meta de fazer vários cursos de aproveitamento de alimentos, novas receitas com orgânicos, de criar projetos nas escolas para que possamos trabalhar com os alunos essas questões tão importantes hoje da alimentação escolar”, disse ela, complementando ainda que “nós sabemos que sendo escolas públicas a questão da alimentação é muito importante no desenvolvimento das nossas crianças. Então, além da alimentação escolar ajudar num movimento do desenvolvimento, ela também é uma forma de cuidado”.

OPINIÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA

Joana D’arc Wittmann, secretária de Educação.
“A alimentação escolar também é uma forma de cuidado. Então, nossas higienizadoras e merendeiras têm carinho no preparo e cuidado para que possamos oferecer na alimentação esses valores. A gente sabe que aquilo que nós oferecemos para a criança hoje, pequena, é o que vai criar valores e hábitos para o futuro”.

Sabrina Huhnfleisch, nutricionista da secretaria.
“Houve uma nova contratação de cozinheiras e uma das metas é a capacitação, no sentido de evitar desperdícios, produzir uma alimentação mais gostosa, melhorar os cardápios e, para isso, teremos, ainda, o apoio de uma nova nutricionista que está chegando”.