Parobé se mobiliza e atinge 96% da vacinação contra a poliomielite

Menina recebendo a imunização no final de semana Foto: PMP

Parobé – A única forma de prevenir a poliomielite, a paralisia infantil, é através da vacina. Ela é uma doença aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores.

A imunização é obrigatória para crianças menores de cinco anos e, percebendo que o índice deste ano estava baixo, a Secretaria de Saúde de Parobé decidiu realizar uma verdadeira força-tarefa para ir ao encontro das crianças e suas famílias. Graças ao empenho, que reuniu equipes do Primeira Infância Melhor (PIM), Criança Feliz, agentes de endemias e demais profissionais da saúde que ajudaram na aplicação das vacinas, foi possível atingir o índice de 96% de imunização.

A secretária de Saúde, Ana Elisa Lima, conta que a ideia de fazer a busca ativa, como já havia sido feito com a vacina da Covid-19, surgiu justamente porque a taxa de vacinação estava baixa. “Decidimos, então, montar várias ações. A gente solicitou a colaboração do PIM, Criança Feliz e da epidemiologia e fomos para os bairros fazer a busca ativa. Deu super certo, logo nos primeiros dias (10 e 11 de outubro) alcançamos bastante crianças que ainda não haviam sido imunizadas”, contou a secretária.

Atualização das carteirinhas

O índice de 96% foi atingido no domingo, após duas ações em praça e festa infantil. “O foco principal da busca ativa era a vacina da polio, inclusive fomos nas escolas municipais, estaduais e nas EMEI’s, mas aproveitamos e atualizamos a carteira das crianças e também das famílias”, conta a secretária Ana. Os pais ainda podem levar as crianças para tomar as gotinhas nas UBS’s.