Parobé prestes a zerar mais uma vez a fila de espera da educação infantil

Demanda de educação infantil cresce a cada ano, assim como investimentos (Foto: Melissa Costa)

Parobé – Desde o início da gestão de Diego Picucha, em 2020, um dos principais focos da Administração tem sido a educação. São inúmeros investimentos para melhorar a estrutura das unidades de educação infantil existentes, assim como esforços para finalizar obras paradas há muito tempo e a construção de novas escolas para demanda.

Conseguir atender a demanda da fila de espera tem sido um desafio constante. Desde 2012, a Secretaria de Educação criou um novo formato de atendimento da central de vaga para as famílias que precisam de uma vaga.

A secretária de Educação, Joana D’arc Wittmann, explica que o atendimento para inscrições acontecem todos os dias para as unidades de educação infantil, na Central de Vagas, que fica na Secretaria de Educação. “Desde o ano passado houveram mudanças no formato de funcionamento desta Central. Antes, os pais podiam fazer a inscrição em três momentos específicos do ano. E, neste formato, zeramos a lista em dois momentos, no ano de 2021 e 2022. Hoje, o processo avançou. Estamos atendendo a comunidade parobeense todos os dias da semana, o que tem garantido a inscrição a partir do ato de nascimento da criança”, disse Joana, citando que a lista de espera refere-se a um período específico, que está diferente hoje. “Diariamente a lista acolhe crianças. Este ano, em fevereiro, mais de 200 crianças foram inscritas pela nossa rede de ensino”, destacou a secretária de Educação.

INVESTIMENTOS IMPORTANTES

“Fizemos investimentos na Mariazinha, na Mundo Colorido, estamos iniciando uma creche na Vila Feliz, finalizando uma creche na Colina do Leão, vamos finalizar uma creche em Santa Cristina do Pinhal e, além disso, temos a Algodão Doce ganhando reformas. Com todos esses investimentos na educação infantil, estamos próximos de zerar a fila de espera”, disse o prefeito Diego Picucha.

 

Total: 430 crianças atendidas em 2023

A secretária Joana está satisfeita com o resultado da mudança de formato da central de vagas para a educação infantil e a expectativa é de que essa forma de atendimento continue. “Nestes dois primeiros meses de 2023, já matriculamos 470 crianças em turmas de berçário e maternal, atendendo as famílias que pediram transferência e hoje estão mais perto de suas casas, e também as famílias que realizaram as inscrições no final de 2022”, citou ela. Atualmente, a lista de espera conta com 219 crianças inscritas. “Nosso monitoramento é constante, sempre muito próximo à escola, garantindo que nenhuma vaga fique em aberto”, reforçou a chefe da Educação. “Todos os esforços são para aumentar o atendimento, assim como melhorar nossas estruturas físicas”.