Parobé investe em melhorias na Central de Resíduos para qualificar trabalho de coleta

Itens são recolhidos uma vez por mês em cada bairro da cidade Foto: Divulgação

Ainda que a coleta de volumosos seja uma prática comum em Parobé, melhorias necessárias para que o trabalho seja ainda mais eficaz estão sendo viabilizadas pela Prefeitura.

Um investimento de R$ 197.775,96 será aplicado na implantação de uma estrutura adequada para a coleta destes materiais, com pavilhões cobertos, piso e espaços pré-determinados e separados para cada tipo de resíduo.
O prefeito de Parobé, Diego Picucha, salienta a importância do trabalho no sentido de reduzir gastos e promover a destinação adequada dos itens recolhidos. “Na prática, o descarte correto destes resíduos diminui custos municipais em função do processo de triagem, que faz com que cada material seja destinado separadamente e até mesmo reutilizado de alguma forma”, comenta.

O esforço para qualificar esse trabalho também contribui diretamente com o meio ambiente, visto que esse tipo de item não vai ser descartado de forma irregular, como em arroios, terrenos baldios, entre outros.
Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Prefeitura de Parobé disponibiliza gratuitamente a coleta e destinação de móveis usados (como sofás, colchões, móveis de madeira e demais itens inservíveis).
Quem preferir também pode descartar estes materiais diretamente na Central de Resíduos, localizada na Rua Campos Salles, sem número, no bairro Paraíso, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 14h às 16h30.

Mais detalhes

O calendário permanente de coleta pode ser conferido CLICANDO AQUI.
Na cidade, o recolhimento acontece semanalmente, passando uma vez ao mês em cada bairro. Por isso, a orientação da Secretaria de Meio Ambiente é de que os moradores coloquem os resíduos na calçada somente na véspera da coleta, para que a equipe responsável recolha e o descarte de forma adequada.