Parobé inova e passa a oferecer inserção de DIU de forma gratuita

DIU de cobre é um dos projetos promissores da Saúde de Parobé (Foto: Imagem ilustrativa)

Parobé – Quase 130 mulheres já optaram pela colocação de DIU (Dispositivo Intrauterino) de cobre pela rede pública de Parobé. O método contraceptivo disponibilizado pelo município, de forma gratuita, é uma inovação da Administração, colocada em prática pela gestão de Diego Picucha.
A secretária de Saúde, Ana Elisa Lima, ressalta o bem-estar das mulheres. “Somos uma equipe que preza a saúde do paciente por completo como um único indivíduo, visando um bom estado biológico, físico e social.
Nesse governo, em parceria com o CRAS, trouxemos uma novidade promissora para as mulheres: inserção do DIU de cobre.
Sabemos que nem todas as mulheres podem usar anticonceptivos hormonais por faixa etária, distúrbio metabólico, cefaléias, retenção de líquido, depressão ou até mesmo riscos de trombo”, disse ela. No ano de 2020, foram colocados 127 DIU’s, sendo que somente três pacientes optaram por retirar e uma recolocou.
No acolhimento feito por uma enfermeira, todas orientações são repassadas às pacientes.

“Nosso objetivo é proporcionar mais segurança e qualidade de vida às mulheres”, diz prefeito

O prefeito Diego Picucha afirma que a “saúde é um dos pilares da nossa gestão que, desde o início, tem recebido atenção e investimentos para a oferta de serviço de excelência”. E o objetivo com a implantação do DIU de forma gratuita na rede municipal, “é a de proporcionar mais segurança e mais qualidade de vida às mulheres, com esse método que é menos invasivo e que traz menos riscos”.

“É um projeto promissor”, avalia enfermeira

A enfermeira Gemanir Polita explica que a consulta é feita no Saúde da Mulher e a colocação costuma ocorrer no prazo de uma semana. ”Sabemos que as mulheres a partir dos 35 anos, não têm mais indicação de usar método contraceptivo hormonal. Ou seja, anticoncepcionais, injeções ou, até mesmo, o DIU hormonal. Então, tentamos evitar todos esses. O melhor é o DIU de cobre. Sem contar que se a mulher está em um tratamento oncológico, a melhor orientação é utilizar este DIU de cobre”, explica ela. O DIU de cobre começou a ser colocado no início da gestão e apenas três pacientes retornaram para retirar. No entanto, uma voltar a colocar.
A primeira consulta é feita com uma enfermeira, que observa os pré-requisitos e, se tudo ocorrer bem, a colocação é agendada para a semana seguinte. Em média, são atendidas 10 pacientes por semana. Basicamente, para estar apta para a colocação do DIU de cobre precisa estar com pré-câncer em dia, ter a vontade, estar ciente de como ele funciona no organismo, com seus efeitos e benefícios.