Parobé inclui três novas especialidades no Melhor em Casa

Pacientes acamados recebem atendimento no domicílio (Foto: Arquivo JR)

Parobé – O programa Melhor em Casa, que atende pacientes acamados no domicílio de Parobé, terá um importante aumento no quadro de profissionais. Nos próximos dias, a equipe passa a contar com mais três especialistas: nutricionista, dentista e psicóloga. Os três profissionais se somam ao médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta e fonoaudióloga.

A secretária de Saúde, Ana Elisa Lima, conta que o Melhor em Casa é desenvolvido no município desde 2015. “No entanto, desde que assumimos, passamos a incorporar especialidades. Na nossa avaliação, tanto em custo/benefício como em conforto ao paciente, é mais viável a gente levar o profissional até a residência ao invés de deslocar o paciente acamado até o serviço de saúde. Para esse deslocamento, seria necessário o uso de uma ambulância, o que nos geraria ainda mais custos”, explica a secretária.

Além da ampliação da equipe, o Melhor em Casa também recebeu um veículo novo. “A Azaléia (Vulcabras Azaleia) nos repassou uma verba e optamos pela compra do carro”, completa.

“Suporte importante para os pacientes”, diz secretária

A secretária Ana Elisa explica que o programa é exclusivo para pacientes que não conseguem sair da cama. “É especialmente para quem está acamado, sem poder caminhar. Este é um suporte importante para os pacientes, não é porque está acamado que não terá atendimento”, disse ela, explicando que quem tiver um familiar nessas condições, pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde. “Vamos agendar a visita e manteremos o acompanhamento até a alta desse paciente”. A maioria dos moradores atendidos são vítimas de AVC. “Mas também temos outras tantas situações”, disse a secretária.

O que eles dizem da mudança

Diego Picucha, prefeito de Parobé. “Sabemos da especificidade de diversos casos, de várias pessoas que não tem condições de se dirigir aos nossos centros de atendimento por problemas de locomoção. Ampliando esse projeto, que já vem ofertando esse atendimento diferenciado a estas pessoas, diminuímos a sobrecarga do sistema de saúde e levamos o atendimento diretamente na casa da população que mais necessita”.

Ana Elisa Lima, secretária de Saúde de Parobé. “Desde que assumimos essa gestão, passamos a investir mais no programa. Já tínhamos duas especialidades e agora estamos ampliando em mais três. Nesse período de pós-covid, sentimos a necessidade desse investimento. O Melhor em Casa é um programa diferenciado, que atende o acamado na sua residência, evitando o deslocamento dele até um serviço de saúde. Acreditamos muito nessa estratégia do programa”.