Parobé foi a cidade que mais gerou empregos no Paranhana em 2022

Caged mede o índice de empregos formais gerados no país. Foto: Arquivo JR

Parobé – O município de Parobé fechou 2022 como o principal destaque do Vale do Paranhana na geração de empregos formais. Entre oito meses de números positivos e quatro de números negativos, foram 671 novas vagas criadas. Os índices foram divulgados pelo Ministério do Trabalho, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e representam a diferença entre admissões e demissões.

O prefeito Diego Picucha comemora os números. “Temos trabalhado em ações para que os investidores, seja na área do comércio, indústria e prestação de serviços, acreditem no real potencial de Parobé. E, com certeza, o somatório destes esforços tem se refletido nestes números positivos”.

O setor que mais criou postos de trabalho foi o de serviços. Foram 1.579 contratações e 812 desligamentos, chegando a 767 empregos. Em seguida está a indústria, com um volume muito maior de admissões (5.312) e demissões (4.794), gerando um saldo de 518. Por último no ranking estão o comércio e a agropecuária, com 38 e três empregos formais criados, respectivamente.

Os indicadores relacionados à construção são os únicos negativos do ano: foram 799 admissões e 1.454 demissões, chegando a um saldo negativo de 655.

Projeções para 2023
O prefeito observa que pretende seguir com o processo de desburocratização que vem sendo realizado para facilitar o dia a dia dos empreendedores locais e atrair novos investimentos para a cidade. “Da mesma forma, daremos seguimento ao processo iniciado de qualificação profissional de nossos cidadãos, oferecendo ainda mais cursos profissionalizantes. Outra iniciativa pioneira será a criação de uma incubadora tecnológica e também o seguimento dos investimentos na construção do nosso primeiro Distrito Industrial, para fortalecer os empreendimentos na cidade, além de aumentar nossa capacidade de receber novas empresas e gerar empregos”.

Na mesma linha, o secretário Adriano Azeredo explica que assumiu a pasta de Desenvolvimento Econômico há poucos dias, mas que já está em contato com novas empresas que pretendem se instalar no município e também está trabalhando pela realização do Distrito Industrial.

Líderes comentam

“Apensar de variações sazonais, como no mês de agosto onde tivemos queda dos números, fechamos o ano com saldo positivo na geração de empregos, o que deve ser celebrado, ainda mais num período de recessão econômica”,
Diego Picucha, prefeito de Parobé.

“A causa dos números são os investimentos que vêm sendo feitos na cidade. Eles vão incentivando as empresas a investirem também. Tivemos muita qualificação de mão de obra e para 2023 queremos trabalhar com mais incentivo e qualificação”,
Adriano Azeredo, secretário de Desenvolvimento.