Parobé fica em 1º lugar no Estado no Índice de Governança Municipal

Sede da Prefeitura de Parobé

Parobé – Destaque no Estado e no Brasil. A Administração de Parobé está classificada em 1º lugar no Rio Grande do Sul no Índice de Governança Municipal (IGM), uma avaliação das prefeituras que é promovida pelo Conselho Federal de Administração (CFA), tendo como base o ano de 2021.

 

O índice avalia critérios importantes como finanças, gestão e desempenho, considerando a capacidade de gerir os recursos públicos, investindo em áreas como saúde e educação, equilíbrio fiscal e previdenciário, meio ambiente e saneamento básico. Parobé, sob a administração do prefeito Diego Picucha, atingiu ainda a 9ª colocação em todo o país, entre as 176 cidades que integram a categoria que considera os municípios de 50.001 a 100.000 habitantes, com Pib Per Capita de até R$ 22.506.

Segundo o prefeito Picucha, é motivo de orgulho o município ter atingido índices altamente positivos. “Isso demonstra que estamos no caminho certo, cuidando do nosso município com responsabilidade social e administrativa, um reconhecimento que só é possível graças ao empenho de toda a nossa equipe de trabalho. Vamos continuar trabalhando com seriedade e responsabilidade para que a nossa cidade continue sendo destaque no cenário regional e nacional, resgatando o orgulho de nossa gente de ser daqui”, destaca.

“Índice avalia critérios importantes, como finanças, gestão e empenho”, diz prefeito

O prefeito, feliz com a conquista, faz questão de agradecer aos servidores municipais pelo trabalho que possibilitou esse resultado positivo. “O índice avalia critérios importantes como finanças, gestão e desempenho, considerando a nossa capacidade de gerir os recursos públicos, investindo em áreas como saúde e educação, equilíbrio fiscal e previdenciário, meio ambiente e saneamento básico”, disse o chefe do Executivo.

 

Saiba mais sobre os resultados

*Entre os índices onde a cidade ficou melhor classificada estão equilíbrio previdenciário (10), educação (9,06) e vulnerabilidade – trabalho com pessoas em risco social (10). “Obtivemos ainda bom desempenho entre os municípios gaúchos e brasileiros, o que nos mostra que estamos no caminho certo, cuidando do nosso município com responsabilidade social e administrativa, um reconhecimento que só é possível graças ao empenho de toda equipe de trabalho”, destaca Picucha.

*Nos indicadores monitorados pelo IGM/CFA 2021, a dimensão finanças ficou com desempenho de 6,97, seguido por finanças 6,91 e cestão 6,16. “Com isso, Parobé ficou com a pontuação geral de 6,68”, conta o prefeito.

*Lançado em 2016, o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) foi criado com o intuito de auxiliar gestores públicos a entender, por meio de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias em seu município. O estudo foi elaborado a partir de dados oficiais e considera áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras.