Parobé e o Meio ambiente: ações em várias frentes

Nenhuma ação ou projeto de futura para uma cidade pode ser pensada sem considerar o desenvolvimento de forma sustentável, preocupado com o meio ambiente. Em Parobé, esse fator sempre está presente no planejamento idealizado pelo prefeito Diego Picucha e sua equipe. As atividades desenvolvidas na cidade sempre colocam a sustentabilidade e a responsabilidade com a natureza do município como fator determinante e focam na educação, fiscalização e licenciamento ambiental.

Nessa linha de atuação, é possível destacar algumas iniciativas que procuram aliar a responsabilidade e a consciência com o Meio Ambiente, convergindo e incluindo a comunidade nas ações desenvolvidas pelo Poder Público. Confira alguma ações em execução.

Horto Municipal: Mudas e educação

Localizado na estrada da Fazenda Pires, o Horto Municipal produz e abriga inúmeros exemplares de plantas nativas e ornamentais, que são doadas para a comunidade, escolas do município e são utilizadas no paisagismo de ruas, avenidas, praças, parques e escolas da cidade. Os resíduos de poda também são levados até o Horto pela Secretaria de Meio Ambiente e lá triturados em um Picador Triturador Urbano, virando matéria orgânica que é destinada para a Secretaria da Agricultura. Junto ao Horto atua o Núcleo de Educação Socioambiental de Parobé. A visitação para escolas é um trabalho que visa uma reflexão na coletividade, para que as crianças, como agentes sociais, possam ser capazes de organizar suas relações com o meio ambiente, buscando alternativas para a superação de crises, o resgate da qualidade de vida e o equilíbrio ambiental. O programa oferece hora do conto, trabalho de orientação sobre destinação correta de resíduos, trilha ecológica, oficinas diversas e piquenique para a criançada se divertir em contato com a natureza.

Licenciamento ambiental e fiscalização

O licenciamento ambiental é um importante instrumento de gestão da Administração
Pública, através do qual é exercido o necessário controle sobre as atividades humanas que interferem nas condições ambientais, buscando a conciliação do desenvolvimento econômico com o uso dos recursos naturais. O licenciamento é uma exigência legal para todos os empreendimentos e atividades que empregam recursos naturais. O processo possui três etapas: Licença Prévia, que deve ser solicitada na fase de planejamento da implantação, alteração ou ampliação do empreendimento; Licença Instalação, que autoriza o início da obra de implantação do projeto; Licença de Operação, que autoriza o início do funcionamento do empreendimento e das atividades produtivas. A fiscalização é outro instrumento importante de proteção ao meio ambiente. Cabe ao fiscal ambiental através de advertências, multas, embargos, apreensões e interdições coibir a atuação de possíveis poluidores e utilizadores de recursos naturais.

Coleta de eletrônicos, óleo e outros resíduos

A Secretaria de Meio ambiente ainda oferece o serviço de coleta de resíduos eletroeletrônico/eletrodomésticos e de óleo de cozinha na Praça 1º de Maio, uma vez por mês, sempre na primeira quinta-feira do mês, das 8h às 11h, com exceção do mês de junho que ocorrerá em um sábado, dia o4/06. A ação é realizada em parceria com a Cooperativa Cooreli e o Instituto Vitória.
Demais tipos de resíduos de origem não domiciliar: Ferro, alumínio, móveis, sofá, fogão, pneus, podem ser descartados diretamente na Central de Triagem, na Rua Campos Sales, nº 29, Paraíso, Nova Parobé, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Arborização Urbana e Calendário de Podas

A arborização urbana é um patrimônio público, é de responsabilidade de todos e que, deve ser pensado e conservado para as futuras gerações. Entre os benefícios da arborização urbana estão a produção de sombra, redução do calor, proteção dos ventos, amortecimento de sons e poeiras melhorando a qualidade do ar e a manutenção da fauna silvestre. Um dos aspectos mais importantes para um bom resultado é o planejamento da arborização, ou seja, escolher a árvore certa para o lugar certo, para que a vegetação cumpra seus objetivos e não acuse danos nem riscos, pensando à longo prazo.

Como na maioria das cidades, a arborização urbana não foi pensada, o que determinou a necessidade de remoção ou poda radical de belos exemplares que foram plantados em locais inadequados, sob a fiação elétrica ou sobre canalizações subterrâneas, trazendo transtornos para os moradores das proximidades.

A Prefeitura de Parobé iniciou um trabalho de substituição gradual da vegetação com remoção das árvores em localização inadequada e substituição por espécies para utilização na arborização urbana.

Árvores em áreas públicas são de responsabilidade exclusiva da Prefeitura, que deverá realizar o manejo. A solicitação deve ser encaminhada junto ao protocolo, assim como a remoção de árvores dentro do pátio só poderá ser realizada de posse de alvará.

Parobé elaborou um calendário de podas, onde a poda da vegetação ocorre de forma ordenada por bairros e, simultaneamente, o recolhimento do material gerado. “Fizemos esse calendário pensando em otimizar os serviços, recolhendo todos os resíduos e triturando posteriormente gerando adubo aos nossos produtores”, explica Melissa Vilches, secretária de Meio Ambiente. “É muito importante que não se coloque as podas junto com outros resíduos, o que inviabiliza de utilizarmos as podas no triturador”, completa. O proprietário deve realizar a poda em seu terreno colocando os resíduos na via pública, em frente a sua residência, sem obstruir a calçada e a circulação de veículos.

CALENDÁRIO DE PODAS

30.5 a 5.6 – Centro e das Rosas
6.6 a 12.6 – Nova Parobé e Planaza
13.6 a 19.6 – Funil e Bela Vista
20.6 a 26.6 – Colina do Leão e São José
27.6 a 3.7 – Guarani e Laranjeira
4.7 a 10.7 – Palmeira e Panorâmico
11.7 a 17.7 – Quinze de Junho e COHAB
18.7 a 24.7 – Mariana e Guarujá
25.7 a 31.7 – Paraíso e Nova Guarujá
1º.8 a 7.8 – Muck, e Alvorada
8.8 a 14.8 – Emancipação e Jardim das Azaléias
15.8 a 21.8 – Planalto e Boa Vista
22.8 a 28.8 – Vila Nova e Vila Feliz
29.8 a 4.9 – Faz. Pires, Martins, Cardoso e Areia Branca.