Parobé busca a conscientização e descarte correto com Central de Resíduos

Parobé – O descarte correto de podas, restos de materiais de construção, móveis velhos e eletrônicos tem sido pauta de um projeto que poderá se tornar referência em Parobé através da Central de Resíduos, no bairro Nova Guarujá.
O diretor de Meio Ambiente, João Rodrigues, conta que o município está com a Central de Resíduos licenciada e recebendo “galhos, entulhos e restos de obras, que é um local onde moradores da cidade podem levar esses materiais”, disse ele. A central funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. “Todos podem chegar nesse horário e deixar esses materiais citados. Além de trazer, nós também temos a recolha através de empresa terceirizada. O morador, normalmente, faz protocolos e temos um roteiro para recolher que entregamos para a empresa”, conta João Rodrigues.
Além do destino correto aos resíduos, a central tem por objetivo ajudar a deixar Parobé mais bonita e organizada. “Nessa central fazemos a reciclagem, damos o destino correto, evitando , assim, que nossa cidade fique suja. Esse local foi construído e licenciado justamente para isso, para manter nossa cidade limpa, mais organizada e mais bonita, livre de entulhos, galhos e restos de materiais de construção”. A central está em funcionamento há cerca de oito meses e já tem obtido resultados positivos. “Percebemos que moradores já estão criando o hábito de fazer suas podas e destiná-las na central, assim como materiais de reformas de casa”.

OLHAR NO CATADOR É OBJETIVO PARA O FUTURO

Futuramente, João Rodrigues conta que o objetivo é cadastrar, junto à central, os catadores do município. “Para que, através dessa central de reciclagem, eles possam tirar o sustento da família. Esse é um projeto em andamento e seria pioneiro no Estado; um grande exemplo a ser seguido. O catador seria registrado, monitorado, em uma parceria de cooperativa, ganhando mais, tendo mais segurança e a gente também teria uma mudança de paradigma”.

“Formas de melhorar o gerenciamento e destino”

Para um futuro próximo, o objetivo do Departamento de Meio Ambiente é conquistar melhorias para a central, com construção de baias e melhorias na estrutura física. Para tanto, em uma parceria com a Câmara de Vereadores, o projeto será encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente. “Vamos tentar conseguir recursos em Brasília, sem onerar, assim, os cofres do município”, conta João Rodrigues.
Segundo o prefeito Diego Picucha, resíduos de toda a ordem são gerados diariamente pela população e, se descartados ou processados de maneira incorreta, podem causar grandes problemas ambientais. “A Prefeitura de Parobé, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está aperfeiçoando e pensando sempre em formas de melhorar ainda mais esse processo de gerenciamento e de destinação adequada de cada resíduo, pensando e planejando a cidade como um todo, de forma sustentável e ecológica”, ressalta o prefeito.

O que eles dizem sobre a ação

Diego Picucha, prefeito de Parobé. “Estamos nos aperfeiçoando e pensando sempre em formas de melhorar ainda mais esse processo de gerenciamento e de destinação adequada de cada resíduo, pensando e planejando a cidade como um todo”.

João Rodrigues, diretor do Meio Ambiente. “Pedimos que as pessoas não largue nos córregos, vamos ter mais respeito com a cidade, deixar ela mais organizada, limpa , aconchegante, mostrar que nosso povo se preocupa com as questões de meio ambiente”.