Parobé 40 anos: Personalidades que receberam o prêmio de Cidadão Parobeense da Câmara de Vereadores

Casa legislativa pode premiar personalidades com a honraria anualmente Foto: Eduarda Rocha

Homenagear personalidades que deixaram legados e marcaram gerações no município. Este é um dos objetivos do título de cidadão parobeense, presente na lei orgânica do município e que desde 2001 vem concedendo justas homenagens a pessoas que de diferentes formas, contribuíram para o desenvolvimento de Parobé.
Conforme o Portal de Legislação da Câmara de Vereadores da cidade, no total, sete pessoas receberam esta, que é considerada a maior honraria conferida pelo município. São eles: Nestor Herculano de Paula, em abril de 2001; Albino Eloy Schweitzer, em setembro de 2002; Nelson Lauck, em agosto de 2003; Bruno Brocker em junho de 2007; Haroldo Barcellos em janeiro de 2010; Jesus Vieira Villande, em abril de 2015 e Geraldo Antônio Both (único ainda vivo), em julho de 2020.
Em um ano marcado pela pandemia do coronavírus, Both recebeu a homenagem em novembro do mesmo ano e, na época, dedicou o prêmio a comunidade de Parobé. “Esse prêmio dedico a toda população de Parobé que me recebeu de braços abertos e me deu a oportunidade de construir essa história”, destacou.
Além de sua trajetória na Prefeitura de Parobé, onde se aposentou em 2020, Both é conhecido por participar de inúmeras ações voluntárias e por ser responsável colocar o município em destaque, participando da organização de eventos importantes para a história do município como o próprio Festejando Parobé, Festa da Melancia e tantos outros eventos.
O título pode ser concedido anualmente ficando sob responsabilidade da Câmara de Vereadores, através de seus parlamentares, propor, colocar em votação na casa e realizar a cerimônia de homenagem.

Legados para sempre lembrados

Nestor Herculano de Paula
O fundador e presidente do Conselho da Azaleia, Nestor Herculano De Paula, foi o primeiro a receber o título de cidadão parobeense, no ano de 2001. Considerado um dos mais importantes empresários do Rio Grande do Sul, De Paula fundou a empresa em 1958.
Em 2019, o ex-empresário recebeu também uma homenagem do município através da inauguração de um busto, instalado no Centro da cidade.
Nestor faleceu na madrugada de uma sexta-feira, em 2004, na cidade de Novo Hamburgo, aos 66 anos.

Albino Eloy Schweitzer
Schweitzer foi o idealizador da Calçados Bibi, empresa pioneira no ramo em Parobé, que foi fundada em 25 de abril de 1949 . Em 1979, inaugurou uma filial em Rio da Ilha, interior de Taquara, permanecendo em atividades no local até 2005. Em setembro de 2002. Albino foi agraciado com o título. Em março de 2014 faleceu aos 90 anos.
Atualmente, quem está a frente da empresa é Andrea Kohlrausch, neta de Schweitzer, que acabou falecendo em 2014, com 90 anos. Andrea é primeira mulher a assumir a presidência da Bibi em seus mais de 70 anos. Antes dela, em 1985, seu pai Marlin Kohlrausch e genro de Albino ocupou o cargo.

Bruno Brocker
Dono do estabelecimento mais antigo de Parobé, Bruno Brocker recebeu o título de cidadão parobeense em junho de 2007 . Até 2020, quando faleceu aos 98 anos, o comerciante esteve a frente da Loja Brocker, que foi fundada a partir do desejo de Bruno em ter o seu negócio próprio, comercializando aviamentos, tecido e plástico em metro.
A loja foi fundada em 1949, em um prédio que existe até os dias de hoje na rua Rua Dr. Legendre, nº 298.

Personalidades diferentes que marcaram gerações em Parobé

Pastor Haroldo Barcellos
Em 2009, Haroldo Barcellos, pastor da congregação Templo da Paz, recebeu a honraria.
Além do trabalho religioso, o pastor atuou na área social, promovendo a recuperação de dependentes químicos.
Natural do Paraná, ele esteve a frente da igreja durante 25 anos e faleceu em 2012.

Pastor Jesus vilande
Conhecido na comunidade de Parobé por sua atuação como missionário na Igreja Assembleia de Deus por mais de três décadas, o pastor recebeu o título de cidadão parobeense em 05 de junho 2015.
Vilande era natural de Palmeira das Missões e faleceu em dezembro de 2020 aos 62 anos.

Geraldo Antônio Both  
Both é a última personalidade que recebeu o título. Foi em 2020, que indicado pelo ex-vereador Antonio dos Santos, o comunicador recebeu a honraria.
Em sua trajetória, Both acumula mais de 30 anos de serviços prestados ao município de Parobé.