Parceria garante ensino de Taekwondo para alunos da rede municipal de Rolante

Foto: Arquivo pessoal

Por Weslei Fillmann

Alunos da rede municipal de Rolante contam, desde 1998, com aulas de Taekwondo, através de uma parceria com o Centro de Treinamento Dragão Branco. Para 2022, esse trabalho conjunto foi renovado por mais um ano. As aulas da arte marcial são praticadas no contra turno escolar, nos períodos da manhã e tarde. Em segundas e quartas-feiras, as atividades ocorrem na própria academia, enquanto que nas terças e quintas-feiras, os instrutores vão até a escola Santa Zuccatti, que é tempo integral.

 

Conhecido como Mestre Max, foi ele o responsável pela criação do projeto em 1998. Isnara Wilhelms, que foi aluna da academia através da parceria, é faixa preta de taekwondo e professora desde 2011.

De acordo com ela, todas as escolas do município estão inscritas no programa de ensino da taekwondo. Hoje são 80 alunos inscritos, com fila de espera de 53. “Devido as restrições da pandemia, há uma redução de espaço, por isso estamos com alguns alunos a menos”. Isnara garante também que as aulas levam a outros benefícios para os alunos, como aumento da autoestima e a saúde corporal, além de incentivar a socialização e promover o trabalho em equipe.

A alimentação também é afetada, pois os alunos são instruídos a levarem frutas como lanche na escola, por exemplo.

Alunos da rede municipal estão convidados a participarem das aulas

Os instrutores visitam as escolas fazendo propaganda da academia e possibilitando que os alunos se inscrevam nas próprias escolas. Além disso, basta ir diretamente na academia para se inscrever.

Neste ano, as atividades foram retomadas no final de fevereiro, quando a parceria com a prefeitura de Rolante foi renovada. Desde então, diversos alunos acabaram retornando diretamente para as aulas, que ocorrem na Academia Dragão Branco. A fila de espera de 53 alunos deve ser reduzida conforme o avanço do ano letivo.

Mostrar o benefício aos pais

Os pais vão até a academia e são orientados de que os filhos não vão, simplesmente, “aprender a brigar”. “Nós explicamos como funciona, que são passos de evolução. Os pais assistem o início das aulas para ver como é o desenvolvimento. […] Eles também veem uma melhora dos filhos na escola”, explica Isnara.

Esse ano, de acordo com Isnara, diversos alunos com sedentarismo se inscreveram para as aulas. Isso acontece, de acordo com ela, pois as crianças e adolescentes estavam mais em casa e dificilmente estavam se exercitando, além de ter uma alimentação desregulada. Um menino de 10 anos estava se cansando facilmente nos exercícios praticados, se sentindo desmotivado. Após algumas aulas, ele começou a se sentir melhor e acompanhar o ritmo dos outros colegas.

Competições

Isnara já atuou pelas confederações gaúcha e brasileira de taekwondo, participando de diversas competições. “Nós incentivamos os alunos a competirem. Claro, há alunos que não querem. Alguns já são faixa vermelha, estando mais avançados nas aulas. Eles nós levamos para essas competições.” Em 2022, vai haver uma competição em Cascavel, no Paraná, e já está sendo buscada uma parceria com a prefeitura para auxiliar nessa ida.

Em contato com o diretor de esportes de Rolante, Jeferson Preto, foi confirmado que o pedido de subsídio por parte da profissional foi recebido. Ele está em processo de análise e, em breve, uma decisão deve ser emitida pela prefeitura, através da Secretaria de Educação e Esportes.