Parceria entre iniciativa público-privada viabiliza projeto e busca conscientizar população sobre uso de sacolas plásticas

O município de Igrejinha, através da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, em parceria com a Calçados Piccadilly, o SENAI de Igrejinha e o CEAAK (Centro de Educação Ambiental Augusto Kampff), realizou o projeto de educação ambiental “A Natureza não é descartável: carregue esta ideia” que teve início no mês de junho, e visou a conscientização ambiental através do uso das sacolas retornáveis, reduzindo o uso das sacolas plásticas descartáveis pela comunidade.
O projeto está sendo realizado por muitas mãos e nasceu da ideia de utilização de material excedente da Piccadilly, usando mão de obra dos alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial, Assistente Administrativo e Processos Logísticos do SENAI, os quais também foram envolvidos na distribuição das sacolas com apoio de alunos do CEAAK e funcionários da Piccadilly, além do Departamento de Meio Ambiente de Igrejinha, que contribuiu com a serigrafia do material.
A ação ocorreu em supermercados de Igrejinha e promoveu a troca das sacolas retornáveis por um quilo de alimento não- perecível. Os alimentos arrecadados durante a campanha serão doados a entidades de apoio a pessoas carentes. Segundo a Prefeitura, graças a esta ação, várias toneladas de plástico deixarão de ser abandonadas no ambiente.

Análise do impacto

Bianca Steigleder Bazzan, coordenadora pedagógica do CEAAK e uma das idealizadoras do projeto, comenta que antes da ideia ser colocada em prática, ela realizou uma pesquisa para contabilizar a quantidade de sacolas que eram usadas em alguns mercados da região. “Procuramos entender o impacto desse uso nos comércios e elencamos os que achamos mais pontuais dentro de alguns bairros para fazer essa ação durante esse mês do meio ambiente”, relata.

Fique por dentro

Texto: Lilian Moraes

Fotos: Divulgação