Parceria entre Grupo de Escoteiros e Prefeitura viabiliza recuperação de arroio em Igrejinha

Parte do grupo que compõe o movimento no município Fotos: Grupo de Escoteiros de Igrejinha

Igrejinha – Fortalecer os laços da comunidade com os recursos hídricos do município. Este é um dos objetivos traçados pelo Grupo de Escoteiros de Igrejinha que, através de uma parceria com a Prefeitura, está desenvolvendo um projeto de recuperação do Arroio Voluntária e suas margens, localizado entre o Bairro Bom Pastor e o Loteamento Sossego.

 

Contemplado com R$20.000,00 para a execução da ideia por meio do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio do Sinos, o grupo iniciou os trabalhos ainda em 2019 e, devido à pandemia da Covid-19, precisou dar uma pausa nas atividades presencias.

 

No entanto, a intenção dos escoteiros é desenvolver um trabalho contínuo no local, visto que o grupo recebeu a cessão de uso da área de três hectares que abrange o arroio.

 

O programa envolve cerca de 100 pessoas entre associados, alunos da rede municipal e a comunidade local, dentro de um projeto educacional com foco nos jovens, colaborando com a formação de novos cidadãos comprometidos com a preservação do meio ambiente e também com a sociedade.

Movimento, Administração e famílias envolvidas

Eduardo Manique, presidente do Grupo de Escoteiros de Igrejinha, destaca que a relação do movimento com a Prefeitura é antiga. “Desde antes da sua fundação, o Grupo de Escoteiros sempre teve um contato muito próximo com a Secretaria de Educação, por que por mais que seja uma associação privada, o grupo é um movimento de educação não formal, então a gente entende que esse contato com a educação formal só vem a contribuir”, relata.

Proximidade essa que vai além das lideranças por trás do grupo, pois pais e mães de crianças associadas também acabam fazendo parte do movimento. “Muitos dos pais dos nossos escoteiros são professores e professoras da rede pública, então a gente sempre teve uma proximidade e isso é um fator que sempre usamos como indicador de qualidade, porque o fato ter de professores associados significa que o grupo desenvolve um trabalho sério em termos de educação”, explica Manique.

Ações executadas e adaptadas para o mundo virtual por conta da pandemia do coronavírus

Antes de precisar interromper as atividades presenciais, o grupo realizou uma ação de limpeza dos dos arredores do arroio, assim como promoveu uma panfletagem de conscientização e catalogação das árvores.

De forma virtual, em parceria com a Secretaria de Educação, uma gincana e um concurso literário também foram organizados, além de atividades como bate-papos e acampamento virtual.