Parceria com a Defensoria Pública: Igrejinha terá oficina das famílias

Foto: Renato Salomon

Por Eduardo Pereira da Silva/Prefeitura de Igrejinha

Na manhã desta sexta-feira (20), o Defensor Público de Igrejinha, Dr. Alcindo Pereira Neto, esteve no Centro Administrativo Prefeito Lauri Auri Krause, para alinhar os detalhes do termo de cooperação a ser celebrado com a instituição, em reunião com o Prefeito Leandro Horlle e com o Vice-Prefeito Joãozinho Lopes.

A Oficina das Famílias é um programa educacional interdisciplinar, que oferece a oportunidade para que as pessoas busquem a solução de suas dificuldades, encontrem apoio e se transformem em protagonistas da solução de seus próprios conflitos.

Estima-se que graças a esta ação extrajudicial, 60% dos participantes do programa entram em acordo em seus conflitos familiares, ou seja, deixam de entrar na justiça com um processo, fazendo com que a resolução seja amigável, trazendo benefícios tanto para o âmbito familiar quanto para a justiça.

“A Defensoria Pública sempre atuou de forma exemplar em nossa cidade, e está muito próxima da comunidade. A oficina aprimora os atendimentos da rede e pode diminuir consideravelmente a judicialização, que por muitas vezes acontece devido ao desconhecimento – de direitos e deveres –  no momento do divórcio e de conflitos familiares. A partir de outubro a Defensoria Pública de Igrejinha passará a oferecer essa importante oficina na cidade, aprimorando inclusive os atendimentos de nossa rede.” – Destaca o Prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle.

Ministrada em uma sessão, com duração de 3 horas, a atividade contém apresentações de vídeos; palestras proferidas por profissionais capacitados; e período para questionamentos, discussões e vivências.

O termo de cooperação não envolve transferência de recursos financeiros entre os partícipes, e as oficinas têm a previsão de início em outubro de 2021.