Parada desde 2019, obra da nova EMEI do Pinhal é retomada em Parobé

Equipes trabalham para erguer a estrutura da nova escola de educação infantil (Fotos: Melissa Costa)

Parobé – Uma obra bastante aguardada pela comunidade, e que estava parada desde 2019, foi retomada no Distrito de Santa Cristina do Pinhal, em Parobé. Uma equipe diferente dá sequência à construção da nova Escola de Educação Infantil Branca de Neve.

 

A unidade conta com área total construída de 566,85m², incluindo demanda administrativa, pedagógica, refeitório e quatro salas de aula, com capacidade para atender até 80 crianças com idades entre 0 e 3 anos. O investimento previsto é de quase R$ 800 mil.

O prefeito Diego Picucha (PDT) explica que foram feitas diversas tratativas no Ministério da Educação, em Brasília, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para Parobé conseguir manter o aporte financeiro da União e licitar novamente a obra. “Estávamos sobre forte risco de termos de devolver a verba ao Governo Federal, mas graças ao trabalho de nossa equipe, em especial à Secretaria de Planejamento, conseguimos garantir esses valores para essa obra tão esperada por nossa comunidade”, disse. A equipe anterior não estava avançando a construção como acordado no contrato e, com isso, ele foi rescindido.

“Vários serviços haviam sido executados em desacordo com o projeto”

A secretária de Planejamento, Josiane da Rosa, explica que quando a nova gestão assumiu, a obra já estava paralisada. “Havia um contrato de execução vigente, porém, a empresa não avançava com a obra. Além disso, foram verificados diversos problemas com a execução, tendo vários serviços executados em desacordo com o projetos. Cabe falar que esta obra trata-se de uma iniciativa do município por meio de um convênio firmado junto ao FNDE. Por está razão, tudo que o município faz em relação a obra precisa passar por aprovação deles”. A secretaria iniciou levantamento para averiguar todas as condições do local e desenvolver a adequação do projeto, além da atualização do orçamento. “Após recebermos aprovação, pudemos, então, realizar nova licitação e hoje estamos dando continuidade a essa importante obra”.

ESTRUTURA ADEQUADA

A secretária de Educação, Joana Dar’c Wittmann, conta que o novo espaço de atendimento às crianças será mais arejado e com iluminação que favorece o conforto e bem-estar. “A sala de referência dos bebês também será ampla, atendendo as necessidades da faixa etária. O prédio contará com área coberta central, playground ao ar livre e refeitório amplo”. Joana reforça que o espaço também significa avanço para a comunidade de Santa Cristina do Pinhal. “Será uma estrutura com melhor acolhimento e maior privacidade para os momentos de reuniões com os pais”.

Com a palavra, a Administração

Diego Picucha, prefeito. “Estávamos sobre forte risco de termos de devolver a verba ao Governo Federal, mas graças ao trabalho de nossa equipe, em especial à Secretaria de Planejamento, conseguimos garantir esses valores para essa obra tão esperada”.

Josiane da Rosa, secretária de Planejamento. “Diante da obra paralisada, com diversos serviços executados em desconformidade, iniciamos um levantamento para averiguar todas as condições naquele momento”.

Joana Wittmann, secretária de Educação. “A obra prevê ampliação nas vagas, possibilitando que a comunidade tenha atendimento imediato ao fazer a inscrição. Além da garantia da vaga próximo da residência, as crianças serão atendidas em ambiente mais potente”.