Para tentar imunizar mais pessoas, Parobé percorre bairros para aplicar vacina da covid

Profissionais passando de casa em casa nos bairros (Fotos: Melissa Costa)

Parobé – Por mais de uma semana, a Prefeitura realizou uma mutirão de vacinação contra a covid-19 nos bairros de Parobé. Com equipes volantes da saúde, e apoio dos bombeiros, estão sendo imunizadas pessoas que não aplicaram a vacina ou estão com doses de reforço atrasadas, em todas as regiões da cidade que contam com atendimento de Unidade Básica de Saúde (UBS). A cada dia, de segunda a sexta-feira e sempre das 17h às 20h, as equipes percorreram localidades diferentes e anteriormente informadas.

 

A secretária de Saúde, Ana Elisa Lima, explica que um alerta recebido do Estado pela região 6 e que inclui Parobé, motivou a busca por mais moradores a serem imunizados. “Os nossos índices, especificamente de Parobé, não estão baixos, mas o alerta nos motivou a promover mais esta mobilização”. Da primeira dose, Parobé está ultrapassando 90% do público-alvo vacinado. Da segunda, está em 80%. “Ficamos com a consciência tranquila, tudo que podia ser feito para mobilizar e vacinar o maior número de pessoas, nós fizemos. As agentes comunitárias também se mobilizaram e as famílias que não queriam se vacinar, uma enfermeira foi até a residência e explicou a importância da imunização”, detalha.

 

UBS INTEGRAÇÃO CONTINUA TENDO VACINA NA SEMANA

Além das equipes volantes que percorreram os bairros durante as noites de mais de uma semana, Parobé continua com a vacinação da Covid-19 na Unidade Básica de Saúde Integração, na rua Artur Henemann, 112, no bairro Alexandria. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Na quarta e quinta-feira, todas as demais unidades de saúde aplicam a vacina das 8h às 17h.
A imunização da primeira dose é destinada a todas as pessoas com mais de 12 anos. Também podem vacinar-se idosos de 60 anos ou mais com a terceira dose, que receberam a segunda dose em junho. A segunda dose da Astrazeneca será para quem fez a primeira até dia 1º de outubro e a segunda da Pfizer será para quem fez a primeira dose até 26 de setembro.

Mudanças para 2022

Para o próximo ano, haverá algumas mudanças quanto à vacinação. A secretária Ana Elisa explica que a partir do dia 3 de janeiro de 2022, as UBS terão acesso a todas as vacinas. “Atualmente, ocorre a vacinação nas UBS´s em quarta e quinta, ano que vem serão todos os dias. As equipes estão capacitadas, já sabem colocar os dados no sistema, o tempo de congelamento; todos os cuidados necessários”, explica ela, reforçando ainda a importância da população estar atenda aos sintomas. “Assim que perceberem, pode nos procurar”.

Secretária enaltece empenho

Acompanhando algumas das equipes, era possível perceber o empenho e também a alegria em prestar o atendimento. “Estou muito feliz. Desde que citamos que ocorreria a busca ativa nos bairros, nossas equipes se mobilizaram e acreditaram na iniciativa. Só tenho a agradecer a todos que atuaram nas equipes volantes, assim como por toda a nossa rotina do dia a dia. Tenho um grupo de profissionais dedicados e que me orgulho muito”, pontuou a secretária Ana Elisa Lima.