Para evitar filas: Receita Federal orienta que cidadãos realizem regularização de CPF pela internet

Foto: Lilian Moraes

Por Lilian Moraes

Região – Por ser um dos requisitos no cadastramento do auxílio emergencial disponibilizado pelo governo, nos últimos dias, mais de 80 mil contribuintes precisaram regularizar a situação do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) para poder solicitar os R$ 600,00.

Devido ao momento que o país vive por conta da pandemia do coronavírus e para evitar filas, a Receita Federal passou a oferecer o serviço de forma on-line, através do site receita.economia.gov.br, onde o cidadão pode realizar o procedimento clicando em CPF e logo após, acessando a opção “regularizar cadastro do CPF”. Para fins de acompanhamento da solicitação, a RF informa que as alterações e regularizações de CPF levam aproximadamente 72 horas para serem atualizadas nos sistemas da Caixa Econômica Federal.

 

Vanessa Sanches, assistente técnico administrativo da agência da RF de Taquara, fala sobre o assunto. “A recomendação é que seja feito pela Internet. Há atendimento presencial para casos urgentes. Na quarta-feira houve bastante demanda, na quinta-feira normalizou. É possível regularizar pela internet, e caso não seja concluída a regularização, o contribuinte deverá enviar por e-mail os documentos e o código gerado pelo sistema”, disse.

CPF no auxílio emergencial

De acordo com Receita Federal, a recomendação é de que em caso de os problemas relativos ao documento persistirem no momento do cadastro do auxílio emergencial, em primeiro momento, o cidadão acesse novamente o aplicativo da Caixa, em períodos diferentes do dia, pois a habilitação pode não ser processada na primeira tentativa.

Caso a dificuldade permaneça por causa de pendência no CPF, a orientação é de que o usuário verifique se o documento está “regular” também através do site da Receita Federal, clicando na aba CPF e em seguida em “Comprovante de situação cadastral”.

A Receita ainda orienta que ao preencher o cadastro no APP Caixa – Auxílio Emergencial, o cidadão confirme se o seu nome e o de sua mãe, assim como a data de seu nascimento, condizem com os dados dispostos na base da Receita Federal.

Regularização pode ser realizada através de e-mail disponibilizado pela RF

Para facilitar a realização do procedimento, recentemente a Receita Federal também lançou um e-mail que possibilita a regularização. Para o Rio Grande do Sul que pertence 10ª região fiscal, o endereço para regular a situação é atendimentorfb.10@rfb.gov.br e, de acordo com o órgão, é necessário que o cidadão envie um e-mail solicitando a regularização do CPF, juntamente com a documentação descrita no endereço: http://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf/servicos/regularizacao-cpf

Segundo a RF, desde segunda-feira (13), foram contabilizadas cerca de 84 mil solicitações relacionadas ao CPF, sendo 24 mil foram realizadas na segunda-feira e 60 mil no terça-feira (14), quando a entidade começou a receber pedidos de inscrição no CPF por e-mail de forma gratuita. A entidade ainda informa que as solicitações realizadas deverão ser respondidas em até 48 horas após o pedido.