Para desafogar hospital, Parobé abre segundo centro de triagem da Covid

UBS do bairro Integração foi transformada em um centro de triagem (Foto: Melissa Costa)

Parobé – Com o objetivo de ajudar a desafogar os atendimentos no Hospital São Francisco de Assis, a prefeitura de Parobé implantou na quinta-feira passada, 25, o segundo centro de triagem para pacientes com sintomas gripais.
Com isso, o município conta com dois locais para atendimento, o hospital e este segundo endereço, localizado junto à Unidade Básica de Saúde Integração (antiga UPA), na rua Arthur Hennemann, número 112, no bairro Integração. Pacientes com sintomas mais graves devem procurar diretamente o hospital e sintomas mais leves devem se dirigir até a UBS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (sem fechar ao meio-dia). No hospital, o atendimento é 24 horas.

O prefeito Diego Picucha reforça que a iniciativa é justamente em razão da grande demanda de atendimento, que aumentou consideravelmente nas últimas semanas. “Neste segundo centro de triagem, contamos com equipe de técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos. Se necessário, também podemos deixar o paciente em observação por um curto período de tempo. Quem tiver sintomas mais leves, pode procurar este espaço para atendimento. Em caso mais grave, a orientação é ir diretamente ao hospital”. ressalta o chefe do Executivo, lembrando que na semana anterior, em apenas um dia, foram 200 atendimentos de pacientes com sintomas. “A comunidade precisa cuidar da saúde. É o momento de trabalhar somente e ir para a casa. Não é momento para aglomerações e festas, isso deixamos para um segundo momento. Mais do que nunca precisamos nos cuidar. Não tem leito para vender, não tem respirador para vender. Não estamos na beira do caos, estamos vivendo o caos”.

 

“É uma forma de ajudar”

A secretária de Saúde, Ana Elisa de Lima, ressalta que a prefeitura adiou a abertura da UBS do bairro Integração para dar suporte aos atendimentos suspeitos de Covid-19. “Foi a alternativa que buscamos para ajudar, para dar suporte e desafogar estes atendimentos de pacientes com sintomas no hospital”, destaca a secretária. Na UBS, foi organizado todas as etapas do atendimento, teste de covid e também há uma equipe que faz o monitoramento dos pacientes que estão em isolamento domiciliar. “O espaço da UBS é grande e conseguimos acomodar bem as etapas de atendimento”, completa a chefe da pasta.

SAIBA MAIS

* Pacientes com síndrome gripal sintomática leve poderão ir consultar no Centro de triagem na Integração.
* Pacientes com sintomas agravados como falta de ar, desconforto respiratório, saturando baixo, devem ser referenciados ao Hospital São Francisco de Assis.
* Os pacientes que estão com sinais estáveis e com sintomas leves de síndrome gripal que buscarem atendimento no hospital, passarão pelo Acolhimento e serão referenciados para a UBS Integração. “Se um paciente chega na UBS e a equipe percebe que os sintomas não são leves, por exemplo, também já agilizamos a remoção deles para o hospital”, diz a secretária.