Para acolher demanda por vagas da educação infantil, Parobé amplia escola do bairro Jardim

Obra está em andamento e comunidade está na expectativa para ampliação do atendimento (Foto: Júnior Ribeiro)

Parobé – Uma das obras em andamento em Parobé é a ampliação da escola de educação infantil Mariazinha, no bairro Jardim. Em um investimento de quase R$ 350 mil, a Prefeitura está construindo duas novas salas de aula para berçário em anexo ao atual prédio. A ampliação iniciou em meados de junho do ano passado e, conforme dados da Secretaria de Planejamento, está em fase final de conclusão.
A obra terá aproximadamente novos 160,00m² de área construída, e irá contemplar, além das duas salas, dois sanitários com trocadores individuais para cada sala, lactário, lavanderia, e uma área de varanda em frente às salas. “Neste momento, a obra encontra-se com aproximadamente 70% das etapas concluídas”, comenta a secretária Josiane Cristina da Rosa.
Atualmente, a unidade já atende cerca de 160 crianças de 0 a 3 anos. Com a ampliação, novas famílias poderão ser atendidas, seja do bairro Jardim ou arredores.

“Uma infância potente”, diz secretária 

A secretária de Educação e Tecnologia, Joana D’Arc Wittmann, enaltece a obra realizada na instituição de ensino do bairro Jardim. “A ampliação da Emei Mariazinha significa atender melhor a comunidade parobeense e garantir que os pequenos tenham uma infância potente de possibilidades no ambiente da escola”, sintetiza Joana, que tem tido um olhar especial para as questões estruturais, assim como em melhorar cada vez mais a qualidade de ensino.

 

ZERANDO A FILA DE ESPERA 

Desde o início da gestão do prefeito Picucha, a Administração tem investido em melhorias para a educação. Uma das áreas que recebe o olhar atento é da educação infantil, referente ao atendimento da demanda. A secretária Joana conta que neste mês de fevereiro, foi possível zerar a fila de espera relativa ao ano de 2021. “Parobé zerou a lista de espera da educação infantil do ano passado, no último mês de fevereiro. No início deste mês, foi feito uma alteração no decreto que regulamenta as inscrições, que deixaram de ocorrer por edital e passaram a ser realizadas diariamente na Secretaria de Educação, para melhor acolher a comunidade parobeense. Até o momento, já foram feitas 159 inscrições, sendo que a maioria são para berçários 1 e 2. Agora, o foco é atender a nova demanda”, disse.

 

Com eles, a palavra

Diego Picucha, prefeito de Parobé. O tratamento especial que a Administração tem com a área de educação segue orientações do prefeito que, inclusive, adotou critérios especiais para realizar as ações. “Investir em educação é investir em qualidade de vida, por isso, adotamos políticas especiais de gestão e financiamento da educação, que contemplaram investimentos na ordem de mais de R$ 4 milhões”, afirma o prefeito.

Joana D’arc Wittmann, secretária de Educação. “Para acolher a demanda, o munícipio está com obras de ampliação em algumas escolas. Dentre elas, está a Emei Mariazinha”, disse a secretária, ressaltando que a obra será de fundamental importância para conseguir atender a demanda por vagas da educação infantil. “Conseguimos zerar a fila de espera de 2021 em fevereiro deste ano e, agora, já atuamos para conseguir atender essa nova demanda de crianças”.