Pagamento em cota única do IPTU de Taquara se encerra nesta sexta-feira

Foto: Weslei Fillmann

Por Prefeitura de Taquara

Faltam poucos dias para o fim do prazo para o pagamento da cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Taquara. Até sexta-feira (18), o Município estará arrecadando o imposto para quem deseja quitá-lo em uma única vez. Na mesma data, também vence a primeira parcela da contribuição, para aqueles que optem por pagar em até 11 prestações mensais.

 

Inicialmente, o IPTU venceria na quinta-feira passada (10), mas por conta de uma instabilidade no sistema informatizado, que gerou a impossibilidade na geração das guias de pagamento, foi necessária de prorrogação do prazo. “Como houve esta situação na data de vencimento, alteramos a data para quitar o IPTU, permitindo que os contribuintes tenham uma semana a mais para se programar. Nosso setor de tributação está à disposição para responder qualquer dúvida da população que ainda não solicitou as guias do imposto”, explica a prefeita Sirlei Silveira.

Como solicitar a guia de pagamento

Os carnês do IPTU poderão ser solicitados através do WhatsApp (51) 99447-5067 e do e-mail iptu@taquara.rs.gov.br. Nestes casos, o contribuinte deve encaminhar dados como o número da inscrição municipal ou nome e CPF do proprietário e endereço do imóvel. Este pedido também pode ser feito diretamente no site da Prefeitura de Taquara, através do link: https://bit.ly/iptu2022taquara.

Presencialmente, as guias de pagamento do IPTU poderão ser retiradas no Setor de Tributação, no Centro Administrativo Municipal de Taquara, localizado na Rua Júlio de Castilhos, 2751, Bairro Centro, junto ao prédio da CICS-VP. Nesta semana, o horário de atendimento até quinta-feira será das 8h às 12h, e das 13h às 17h30, e na sexta-feira, será das 7h30 às 13h30.

Descontos no pagamento à vista

Quem pagar o imposto à vista até esta sexta-feira (18) terá descontos. Os contribuintes que estiverem em dia com suas contas com a Administração Municipal terão o desconto de 15% sobre o IPTU. Para o caso daqueles que tenham algum débito com o fisco, a redução é de 5%.

Também é possível quitar o IPTU em até 11 prestações mensais e consecutivas, mas sem descontos. O vencimento da primeira parcela também será no dia 18 de fevereiro, sendo que cada fatura não pode ser inferior a 10% do valor da Unidade de Referência Municipal (URM), que é de R$ 620,20 em 2022. Neste caso, cada parcela precisará ser acima de R$ 62,00.

Onde pagar?

As cotas do IPTU deste ano poderão ser pagas via Pix em qualquer instituição bancária, pois todos os carnês contam com um QR Code, em que é possível pagar virtualmente. De forma presencial, o imposto poderá ser quitado no Centro Administrativo Municipal ou nas agências do Banrisul, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.