Padronização de paradas ao longo da RS-115 está próxima da conclusão em Igrejinha

Desde o ano passado, a prefeitura de Igrejinha trabalha na manutenção e revitalização das margens da ERS-115 e os resultados ficam cada vez mais visíveis para quem passa no trecho da rodovia que passa pela cidade. Um exemplo deste trabalho são as paradas que foram recentemente instaladas e contribuem para que os usuários tenham mais comodidade ao esperar seu transporte.
As paradas são oriundas de uma parceria público-privada entre a prefeitura e empresas da cidade, o que não teve custo aos cofres públicos e resultou em 10 pontos espalhados em um trecho que começa na divisa com Taquara e vai até a Usaflex. De acordo com o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Dirceu Valdir Linden para finalizar e poder entregar oficialmente as paradas, a prefeitura colocou feixes de grama em volta de cada parada. “Antes tinha muito pouca grama, agora estamos colocando acho que concluímos essa semana essa colocação, vai ficar bem bacana”, explica.
Linden ainda comenta que reuniões vão acontecer para planejar um ato de entrega das paradas, mas ainda não há nada definido. A padronização dos pontos de ônibus foi idealizada a fim de homenagear Igrejinha, fazendo referência a cultura da cidade.

Projeto de identidade paisagística

Entre seus objetivos a instalação tem como propósito, fomentar o turismo da cidade, chamando a atenção de turistas e de quem trafega pelas margens da RS 115. As paradas foram desenhadas pelo artista plástico Zeca Zenner, natural do Rio Grande do Norte e morador de Gramado. Em estilo colonial, elas colocam a arquitetura alemã em evidência, reforçando o caráter turístico proposta pela Prefeitura de Igrejinha.

Planos e cuidados para o futuro

A ideia da prefeitura é de estender a implementação até a divisa com Três Coroas, para isso, as empresas interessadas em adquirir espaços de publicidade, podem entrar em contato com a secretaria de turismo, esporte e cultura. Além disso, o cuidado com as paradas também é algo que preocupa, em alguns pontos já existem sinais de atos de vandalismo. O Repercussão Paranhana conversou com Dirceu Linden Junior, vereador de Igrejinha e um dos idealizadores da ideia, que falou sobre a importância da comunidade na fiscalização destes atos. “A população é o melhor fiscal que existe, ajudam a fiscalizar bem melhor que as pessoas que realizam essa função na prefeitura”, salientou.

Texto e foto: Lilian Moraes