“Os heróis são eles”, diz mãe de bebê socorrido em Igrejinha

Igrejinha – Foram minutos que fizeram toda a diferença e garantiram a sobrevivência de um bebê de apenas cinco dias. No final do mês passado, o Corpo de Bombeiros de Igrejinha recebeu um chamado de pais pedindo socorro. O recém-nascido Lucas, com apenas cinco dias de vida, estava mamando quando se engasgou com leite e causou grande susto nos pais Jeferson e Fabiane de Souza.
Imediatamente, por telefone, os bombeiros orientaram a mamãe com os procedimentos. Enquanto isso, uma viatura deslocava até seu endereço. No local, as manobras realizadas desobstruíram as vias aéreas e o bebê voltou a respirar, sendo levado até o hospital para avaliação médica e, após, liberado.
Felizmente, pela ação rápida dos pais e bombeiros, o bebê ficou bem. A equipe que auxiliou a família é formada pelos bombeiros Ícaro Lanfermanm, Cássio Rönnau Ramm, Vitor Gabriel da Silva e Cristian Fagundes da Silva. “O nosso colega Cristian ficou instruindo o casal por telefone e nós deslocamos rapidamente. Em um minuto, chegamos ao local; era perto. Tivemos todo o sucesso, graças a Deus”, conta o bombeiro Cássio.

“Eles nos presentearam com a preservação da vida do nosso filho”

A mãe Fabiane fez questão de agradecer toda a equipe em uma mensagem de emocionar: “preciso expressar a gratidão que nossa família tem e terá para sempre a essa equipe incrível que em segundos estava com nosso pequeno nos braços para nos ajudar. Conseguimos, na medida do possível, ajudar nosso pequeno, mas os heróis são eles, que com calma e experiência nos presentearam com a preservação da vida do nosso filho”.

Calma e pedir ajuda

O comandante dos bombeiros, Joni Feltes, orienta as famílias em casos de emergência. “É muito importante que durante a amamentação, a mãe esteja observando seu bebê. Assim, será mais fácil para que ela note qualquer alteração com ele”, disse. Ao identificar que o bebê está engasgado, a orientanção é a manter a calma e “ligar para o socorro de sua cidade, na maioria dos casos Samu 192, Bombeiros 193 e ou Brigada Milira 190. Após as orientações dos profissionais, iniciar as manobras orientadas”. Sobre o que sentem ao conseguir salvar a vida de um bebê, Joni diz que “é difícil de explicar, é um sentimento de dever cumprido, pois é uma experiência que nos da forças para continuar neste mesmo caminho e nos prepara cada vez mais para novas chamadas”, diz o comandante da corporação.