Oportunidade de bons negócios: produtores e agricultores estarão em evidência no Taquara Campo

Claudio Hack, patriarca da família que fará parte da exposição de animais Foto: Divulgação

Taquara – N este final de semana acontece a segunda edição do Taquara Campo. A programação, que ocorre de sexta a segunda-feira, no CTG O Fogão Gaúcho, contará, também, com espaços para exposição de animais, da agricultura familiar e a exposição e venda de alimentos produzidos no próprio município.

O presidente do Sindicato Rural do Vale do Paranhana, Gima Gomes, conta que a parte deste segmento do evento conta com o trabalho do próprio sindicato do Vale do Paranhana, o Sindicato Rural de Taquara, Emater e prefeitura, através de secretarias municipais, como da Agricultura.

Os preparativos por parte das famílias também estão a mil, como a de Fabiano Kack, que participará da exposição agropecuária com bovinos de corte da raça Braford e bovinos da raça Gir. “A expectativa é que a feira retorne ao patamar de anos anteriores onde tinha uma grande abrangência e visibilidade de produtores de Taquara e região, dando o valor e notoriedade aos produtores e seus produtos, sendo que temos com a feira a nossa vitrine para a produção”, destacou Fabiano.

Valorizar os produtores locais com a venda de alimentos

O presidente do Sindicato Rural de Taquara, João Carlos de Brito, ressalta também a valorização da agricultura familiar do município. No ano passado, o Taquara Campo contava com quatro expositores, este ano serão 20. Haverá venda de erva, cuias, mel, bolachas, pães, compotas, entre outros itens. A feira é uma oportunidade para os agricultores e produtores locais e, como forma de auxílio, não será cobrado aluguel dos estandes. “É uma forma de valorizar e proporcionar um momento de divulgação do trabalho. Vale destacar também a questão do pós-venda (que são os contatos feitos durante a feira)”, destacou Brito, que tem auxiliado na divulgação e organização da exposição.

“Oportunidade para o produtor”, diz presidente

A valorização da produção local é um dos principais objetos com as exposições e vendas de produtos das famílias de Taquara. “A ideia é resgatar que este evento que já foi referência no estado, é uma semente que está sendo plantada. É um espaço para o pessoal expor, fazer contatos e vender, e trabalhar, inclusive, o pós-venda que é muito mais importante. É mostrar para o público, o que é produzido na nossa região e dar oportunidade ao produtor para ter ganho extra, ganho na feira e o posterior”, destacou ele. Neste ano, haverá 25 espaços para produtores rurais e mais duas pirâmides para exposição de animais. “As pirâmides nós estamos cuidando e haverá vaca de leite, gado Holandês e Jersey, junta de boi Gir e estamos tentando trazer búfalos e caprinos”.