Opções para contato direto com a natureza em Riozinho

Vista em direção ao litoral no Sítio Nhuu Porã, também em Baixa Grande. Foto: Divulgação

Riozinho – Riozinho tem muito a oferecer quando o assunto é contato com a natureza. Além de diversas cascatas e trilhas, o município conta com sítios e pousadas que garantem aos visitantes paisagens de tirar o fôlego e ambientes aconchegantes.

“Hoje temos opções para todos os gostos. Tem pousada mais restringida, para casais, outras focadas para atender grupos; e também tem para quem procura algo mais na parte espiritual”, destaca o secretário de Turismo Émerson Barnart. Este potencial está na rota certa para ser ampliado, conforme ele. “Temos vários possíveis investidores com intenção de construir cabanas e coisas parecidas”, conta. Veja no quadro abaixo algumas das opções hoje disponíveis.

Sítios Nhuu Porã e Montanha da Lua
Nome dado por um cacique indígena da região, o Sítio Nhuu Porã, que significa campo bonito em Guarani, fica a 800 metros de altura em relação ao nível do mar e oferece vista de uma cadeia de montanhas do Vale do Paranhana (foto acima). No sentido oposto é possível enxergar cidades do litoral norte e até o mar se houver boa visibilidade. Conforme o responsável pelo espaço, Paulo Roberto Fernandes, o aluguel dos quartos é feito preferencialmente para grupos. Uma das atividades possíveis é visitar uma aldeia próxima, e o trajeto pode ser feito apé ou em veículo. O sítio existe desde 2002 e fica a 22 quilômetros do centro de Riozinho, e tem como ponto próximo a Igreja da Baixa Grande.

Para quem busca uma opção focada em energia holística, é o Sítio Montanha da Lua que pode garantir uma experiência completa. O espaço foi inaugurado em janeiro deste ano e oferece, além dos quartos, um templo para retiros, prática de yoga ou palestras; ofurô; massagem; terapia natural; temazcal e trilhas. A alimentação é vegetariana e vegana. “É um lugar de cura, de bem estar com você mesmo, de se encontrar”, define Sandra Andreotti, uma das responsáveis pelo sítio. Ele fica localizado no distrito de Baixa Grande, próximo à Igreja da Escadaria.