Oktoberfest de Igrejinha: atendimentos de saúde e reforço na segurança da festa

Atendimentos estarão centralizados na Casa Saúde instalada dentro do Parque Almiro Grings Foto: Lillian Moraes

Igrejinha – Com a expectativa de receber milhares de pessoas durante os dias da Oktoberfest, também há a preocupação com as questões dos atendimentos de saúde e a segurança da população de Igrejinha e região.

Para os atendimentos de saúde, a organização conta com um espaço construído dentro do parque, a Casa Saúde. O secretário da pasta e coordenador de saúde da festa, Vinicio Wallauer, explica como acontecem os atendimentos e detalha a estrutura montada para as eventuais necessidades. “Historicamente, a Oktoberfest tem se caracterizado por ser uma festa feita por voluntários e, na área da saúde, não é diferente. A gente tem sempre colaborado com a organização, com a diretoria da Amifest, sempre trabalhando afim de proporcionar que as pessoas que vão lá se divertirem tenham atendimento médico se houver necessidade, e que a gente possa socorrer as pessoas que passarem mal, se tiverem alguma situação de saúde”.

Os atendimentos contarão com reforços de técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos e motoristas durante todos os dias da tradicional festa. “São profissionais da Secretaria de Saúde, do Hospital Bom Pastor e Unimed. Os atendimentos mais leves, como mal estar e excesso de álcool, serão feitos na casa, que terá toda estrutura para isso”, explica o secretário. A Unimed vai disponibilizar ainda uma ambulância com UTI e a prefeitura terá outras duas para fazer as remoções que sejam necessárias. “Teremos essa estrutura durante todos os turnos da festa, inclusive nos momentos dedicados à melhor idade e crianças. Isso tudo é para garantir aos visitantes e aos munícipes que vão lá se divertirem, que caso haja necessidade, possam ter atendimento no local, rápido e seguro”, destacou o secretário, citando, ainda, todos os esforços para que a festa retome sua programação 100% presencial e que moradores da cidade e região possam aproveitar os dias da melhor maneira possível.

“Entretenimento associado à boa ação”, diz delegado

Ivanir Caliari, delegado de Igrejinha. “Vamos estar atuando com plantão 24 horas para evitar eventual desguarnecimento da cidade com deslocamento de viaturas para Taquara, como normalmente acontece. Vamos estar atuando em atos de prisão em flagrante e violência doméstica e familiar contra mulher, criança e adolescente, esses são os principais fatos que ensejam a necessidade da participação da Polícia Civil. A gente também estará presente no parque atuando com serviço de inteligência e monitoramento de uma forma discreta para acompanhar e evitar possíveis práticas de tráfico de drogas e furtos”, explicou. Caliari também deixa uma mensagem à comunidade: “Que as pessoas tenham a oportunidade de curtirem essa festa da melhor maneira possível, que consigam aproveitar o entretenimento e também ter consciência que essa é uma festa voluntária, que acaba retornando recursos para instituições de caridade de Igrejinha e região, auxilia muitos órgãos de segurança, educação e saúde na cidade e entorno. Tenham essa consciência do entretenimento associado à boa ação e que se beber, por favor, não dirijam. Usem aplicativos para transporte, vans, evitem transtornos com prisões de embriaguez e, principalmente, com acidentes no trânsito que a gente sabe que tem resultados bem tristes”, finalizou.