Obras de revitalização da Casa Vidal são acompanhadas pelo Ministério Público

Promotora Ximena Cardozo Ferreira (2º esq) visitou os diversos ambientes da Casa Vidal. Foto: Leila Schaedler

Taquara – Iniciadas no mês de agosto de 2018, as obras de revitalização da Casa Vidal tem chamado a atenção da comunidade taquarense e da região, que aguarda ansiosamente pelo restauro do imóvel mais antigo construído em Taquara, no ano de 1882. No último dia 21, os trabalhos foram acompanhados pelo Ministério Público do município.

Orientada por Cristina Seibert Schneider, gestora cultural da Patrimonium Gestão e Produção Cultural e Forma Arquitetura – empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto, e por Paulo da Luz, diretor da Arquium Construções e Restauro Ltda. – executora da obra, a promotora de justiça Ximena Cardozo Ferreira visitou os diversos ambientes da Casa Vidal.

Durante a visita, a promotora Ximena pode ver de perto o trabalho minucioso que está sendo feito no imóvel de 1.491 m², edificado com tijolos unidos com o pó de conchas marinhas, vindas de Nossa Senhora da Conceição do Arroio (atual cidade de Osório), um trabalho que vai muito além do que uma simples reforma.

“Mais do que um restauro, nós estamos reconstruindo um prédio histórico e muito importante para a cidade de Taquara. Aqui, por exemplo, está sendo feito um trabalho minucioso de reforço estrutural da mais antiga parede, remanescente da técnica de construção enxaimel, e que foi descoberta durante o avanço das obras”, explicou Cristina.

Também participaram da visita técnica realizada pelo Ministério Público de Taquara, a arquiteta da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo de Taquara, Mirian Pilger;  a arquiteta responsável pelo projeto, Leila Schaedler; e Anderson Miguel Christ, assistente financeiro administrativo da Patrimonium.